sábado, 1 de janeiro de 2011

Vietna: de corpos embalsamados a cervejas de 30 centavos

Sai de Phom Phem com destino ao Vietna, mais precisamente para Ho Chi Minn, capital economica do pais. Fiquei por la apenas meio dia, pois logo tive que ir para Hanoi, no norte do pais, conforme havia planejado para a viagem.
Mas ora, o que diabos existe em Ho Chi Minn, uma cidade enorme, barulhenta e muito parecida com Sao Paulo?

Ho Chi Minn
Ora, motos! A maior atracao de Ho Chi Minn com certeza sao suas motos!
Eh incrivel, para todo lado que voce olha, para cada coisa que vai fazer, ha uma quantidade infinita de motos passando na rua!


Me diz, como voce atravessa uma rua dessas? Ahhhhhhhhhh!!!!!!!!!!

E isso acaba criando uma coisa ainda mais incrivel, que eh quase um esporte nacional aqui no Vietna: atravessar ruas! Isso mesmo, como praticamente nao existem sinaleiros e as faixas de pedestre sao meras pinturas no chao, atravessar uma rua aqui no Vietna eh quase uma aventura.
Voce ve criancas e mulheres atravessando a rua sozinhas em meio a multidao de motos, e nao acredita como elas conseguem fazer isso sem serem atropeladas.

Depois de perguntar para os locais, voce descobre algumas manhas para atravessar a rua e chegar ao outro lado vivo. Aqui vao algumas delas:
1- Nao faca movimentos subitos. As motos precisam saber que movimentos voce fara para atravessar a rua e qual a sua ''velocidade'' ao atravessar. Do contrario, elas vao atropelar voce.
2 - Seja constante. Nao mude seu passo, caminhe sempre na mesma passada, nao pare e nem corra.
3 - Caminhe devagar. Sim, por incrivel que pareca, caminhar rapido para atravessar, como muitas vezes fazemos no Brasil, eh muito perigoso. Va caminhando bem devagar, calculando a velocidade das motos que, inevitavelmente, vem em sua direcao.

Estas sao as principais dicas! Bom, pelo menos eu sai vivo de la, e olha que atravessar ruas em Ho Chi Minn realmente eh complicado.
Mas sai de Ho Chi Minn e fui para o Norte, visitar a famosa Hanoi, capital do pais e considerada uma das cidades mais bonitas do Vietna.


Hanoi

Hanoi eh a capital do Vietna e fica no Norte do Pais. Apenas relembrando, foi de Hanoi que partiu a investida do Vietna Comunista para combater os americanos na Guerra do Vietna. Os americanos vinham com tudo do sul (tendo como base Ho Chi Minn) para evitar que o Vietna se tornasse uma nacao comunista durante a Guerra Fria.

Como todos sabemos e muita gente fica feliz em relembrar, os EUA tomaram uma sova na Guerra, o que fez com que o Vietna fosse unificado sob o comando de Hanoi, tornando-se um pais comunista.

Mas visitar um pais comunista eh menos especial do que eu imaginava. Nao muda nada! As pessoas continuam querendo ganhar dinheiro, ha carroes na rua dividindo espaco com pobres, e o pais busca cada vez mais crescer economicamente. A unica diferenca que eu vi ate agora de um pais ''comunista'' para um capitalista eh a falta de liberdade de imprensa e a ausencia de oposicao. De resto, se bobear os vietnamitas querem ganhar mais dinheiro do que qualquer pais capitalista.
Vamos as atracoes desta bela cidade, capital do Vietna.

Mausoleu de Ho Chi Minn:
Uma das maiores atracoes de Hanoi eh visitar o lider da independencia do pai, o Sr. Ho Chi Minn, mais conhecido como Tio Ho, para os intimos.
De tao famoso e admirado pelo vietnamitas, a cidade de Saigon, no sul do pais, acabou sendo renomeada para Ho Chi Minn (a cidade das motos, que acabei de explicar).

Agora voce pensa que visitar o mausoleu do Tio Ho significa ver a lapide de um cara que morreu anos atras? Que ha uma inscricao dizendo ''Ho Chi Minn, heroi da independencia do Vietna'' e mais nada?

Que nada, ao visitar o tumulo do Ho Chi Minn, voce VE o Ho Chi Minn! Isso mesmo, o cara morreu faz algumas decadas e eles preservam o corpo, os ''restos mortais'', ou o presunto, intacto,  dentro de uma camara de vidro, para qualquer pessoa que quiser ver! 
Nao se pode tirar fotos dentro do mausoleu, mas eh mais ou menos assim que voce ve o Tio Ho

O corpo do lider Ho Chi Minn ainda vai todo ano para a Russia, onde recebe um tratamento especial para se manter bem conservado e retornar a camara, onde eh visitado por milhoes de turistas o ano todo. Ha uma fila ABSURDA para ver o corpo, que e eh muito, mas muito palido (e feio, mas nao conte isso aos vietnamitas).

Na verdade, ele lembra muito aquelas obras de cera do Museu Madame Tussau, onde eles fazem uma copia exata de uma personalidade. Mas claro, longe de mim questionar a veracidade do Ho Chi Minn exposto na camara, com seus olhos fechados e pose de grande lider.

Afinal, a paranoia dos vietnamitas eh tao grande ao se visitar o tumulo, e eles se sentem tao honrados de estar neste lugar, que voce nao pode sequer cruzar os bracos, ou por as maos nos bolsos enquanto esta visitando o tumulo! (este blogueiro levou um belo esporro de um guarda por causa disso).
A visita eh rapida e vale a pena, afinal, nao eh la muito comum se encontrar corpos preservados de grandes lideres mortos por ai.

Tai uma ideia: quem sabe nao preservam o corpo do Fidel Castro tambem?

Halong Bay

Outra famosa atracao turistica do Vietna eh a Halong Bay.
A cerca de 1 hora de Hanoi, ha um conjunto de montanhas rochosas que se formaram com o passar dos seculos no meio das aguas do mar. Lembra de Milford Sound, os fiordes da Nova Zelandia? Entao, Halong Bay eh relativamente parecida, mas no Vietna, custa 10 vezes menos (mesmo!) para visitar e tambem eh muito bonita.


Lembra muito os fiordes da Nova Zelandia, mas fica no Vietna! E tambem eh muito bonito.

 Passei o dia la em uma pequena excursao que saiu de Hanoi de manha cedo e chegou em Halong Bay 3 horas depois. Legal eh o modo como os vietnamitas dirigem. Como eh tudo pista simples, eles nao esperam a outra pista estar livre para ultrapassar. Ao verem que na contramao vem um veiculo menor, como uma moto por exemplo, os caras simplesmente colocam o onibus na outra pista e a moto que se vire para passar! (geralmente ela tem que ''fugir'' para o acostamento). 

Isso acaba criando tensao pra caramba na viagem, ja que na maior parte do tempo voce ve um veiculo na contramao que quase, por muito pouco, nao bate no onibus. Eh sinistro!


Andar de caiaque nesse lugar foi animal!

Apesar da batida dentro da caverna. Era a menina que nao sabia remar, eu juro!

Chegando em Halong Bay, pegamos o barco e fomos vendo as paisagens. Apesar de um pouco nublado, o lugar eh realmente muito bonito.
Alem disso, a viagem valeu a pena por outra coisa: andar de caiaque! Nunca tinha feito isso antes, e gostei demais, eh muito bacana! Especialmente no meio daquelas montanhas.
Halong Bay valeu a visita.

A cerveja mais barata do Mundo:
Mas este blog nao eh apenas sobre historia e paisagens bonitas, e sim tambem sobre festa!
Isto porque fica em Hanoi, capital do Vietna, a cerveja conhecida mundialmente como Bia Hoi, que eh considerada a cerveja mais barata do mundo.

No albergue conheci um cara muito gente boa, o Tom, da Inglaterra, que esta viajando o mundo por 2 anos e havia acabado de cruzar o Vietna de bicicleta (isso sim eh maluco).
Fomos para o quarteirao da cerveja, um lugar em Hanoi onde se concentram os bares que vendem essa cerveja e que tem provavelmente a maior concentracao de bebados por metro quadrado na cidade.


Comecou com eu e o Tom bebendo a Bia Hoi

De inicio, voce senta em uma das mesinhas de plastico na beira da rua e pensa que a cerveja deve ser ruim pra caramba, afinal, o lugar eh muito simples e o preco absurdamente barato.

Mas que nada, a cerveja ate que eh gostosa! E olha que eu nao sou la muito apreciador.
Um copo grande, para se ter uma ideia, custa 30 centavos de REAL! Eh mais barato que agua!
Eh por isso que muita gente comeca ou termina a viagem em Hanoi, ficando dias e dias bebendo apenas cerveja, e geralmente explicando aquela teoria de que cerveja eh mais pura do que agua e portanto mais saudavel e bla bla bla. Enfim, papo de bebado.


Depois foram chegando alguns locais

E por fim estrangeiros do mundo inteiro! Tambem, a cerveja era mais barata que agua!


Mas o mais bacana eh que a Bia Hoi ainda acaba unindo as pessoas! No comeco estava soh eu e o ingles ali bebendo cerveja, ate que comecaram a vir diversas pessoas e sentar junto, tambem tomando a Bia Hoi, muitas parando ali por acaso e nao acreditando no preco do liquido.
No final do dia, tinham mais de 10 pessoas sentadas juntas tomando a cerveja e batendo papo ate tarde da noite, e depois dancando na calcada da rua uma musica muito estranha. A Bia Hoi une as pessoas!

Em resumo, foi isto que aconteceu no Vietna.
Quero desejar um Feliz Ano Novo a todos! Estou de volta na Tailandia e logo posto sobre as ilhas desse pais (mesmo com estes teclados malucos das lan houses daqui sem acentuacao).

E tambem gostaria de agradecer ao Jornal A Noticia, que publicou uma materia sobre esta viagem! Muito bacana saber que o pessoal de Joinville esta acompanhando.
Um abraco!!!

12 comentários:

  1. FELIZ ANO NOVO!!!!
    Saúde, sucesso e que você possa realizar muitos sonhos.
    Sobre o Vietnã, o corpo embalsamado é meio esquisito, mas a parte da cerveja é beeem interessante..ehehe
    muitas pessoas te viram no jornal e estão te acompanhando por aqui..
    bjss, se cuida
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii meu gatinho fofo!,,,,,,Que saudades!
    Pelo jeito a viagem esta sendo maravilhosa como a nossa....ehehheeh...o Mano e a Dani que não sao nada bobos curtindo as praias maravilhosas da nossa Bela Santa Catarina.
    Aqui ta tudo bem. O frio continua e a saudade aumenta. Tanto de voce como do Mano e sua querida amada Dani.
    Adoramos ler a nova postagem. Parecido com a Índia......
    A Nesia e o Áureo estão lendo......heehehhe
    Beijos e um grande Feliz Ano Novo.
    Te cuida.
    Manzona e Paizao do coração

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de perguntar! E o vinho?

    ResponderExcluir
  4. OI Jean... Feliz 2011... estamos com saudades, aguenta firme ai cara... Eu li a reportagem sobre vc no jornal, ficou bem legal... ta chique heim...hehehehe
    Beijos, Dani.

    ResponderExcluir
  5. Fala, garotinho... agora estamos trabalhando (aaaaaaaaaaaaaaaah....) mas a vida continua. O pai falou da reportagem, que tinha saído dia 28/12... e eu dá-lhe procurar em várias bancas de revistas e jornais de Barra Velha, pra ver se achava... achei uma que guardava os jornais antigos, mas procurei dia 28/12.... 29/12... 30/12... e nada! Só não procurei dia 27/12 e, não é que tava lá? Já tá comigo o jornal, não esquenta... saiu bonito nas fotos (eles abusaram do photoshop)...

    Mande notícias e entre no MSN ou no Skype!

    Abraço

    George

    ResponderExcluir
  6. Feliz ano novo Jean!
    Cara, inacreditável essa cerveja por 30 centavos... será que é boa mesmo? hehe.

    E que lugar chatinho para se andar de caiaque ein? hehehe...

    valeu cara, abraços!

    -Fábio R. Steuernagel

    ResponderExcluir
  7. JAMILA: Pra voce tambem! Recebeu minhas ultimas mensagens? O Vietna eh totalmente diferente do que eu pensava, mas mesmo assim eh um pais legal para se visitar. Saudades tambem!
    DININHA E SASSA: Ola pessoal! Saudades imensas de voces tambem! Que bom que a viagem de voces esta boa tambem. No Vietna nao tem vinho bom, mas mesmo se tivesse, sabe que eu sou bem mais suco e refri do que vinho e cerveja ne? Soh tomei uma no Vietna em honra aos amigos bebuns! ehhehehe beijoooooo
    GEORGE:huahuahua eu sabia que tinham usado Photoshop! Bem que eu desconfiei! Fiquei sabendo que ate colocaram um pouco de cabelo no topo da cabeca, eh verdade? hahahha abracooo mermao!
    FABIO:Valeu Fabio! Po, lembrei de varias pessoas quando tava tomando a cerveja, uma delas foi voce cara! Tem gente que ficaria louco naquele lugar e nao iria mais embora! ahuhuahuahua Um abracao, feliz ano novo pra ti tambem!

    ResponderExcluir
  8. Prrrimo que sua prrrrima Maristela nunca vá à esse lugar com cerveja a R$0,30... ela não volta para casa!!! hahaha

    Que sinistro ver um morto em bom estado!

    Deu invejinha de vc no caiaque!!! Muito animal!!

    Feliz 2011!! Tudo de melhor!!

    Qndo voltar vem pra Jaraguá hein!!!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá amigoo!!! Que saudades..
    Ainda bem que você não gosta muito de cerveja né? Pq se não, ao inves de passar só o resto do dia lá, teria ficado por lá ja! hauhauhau
    Bom, mas quero te desejar muitas felicidades neste maravilhoso ANO NOVO, que já começou com o pé direito né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. {FRANciele}
    Hola muchacho!
    Seu blog está cada dia melhor, assunto não vai faltar na sua volta. Saudadessss de tu! O nosso "happy hour" nos bares da joinvilândia não é o mesmo sem vc...hehe Se cuida por aí moço!

    Beijão amigo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jean
    vc viu: a minha própria filha me caluniando aqui no teu Blog...q injustiça...kkkkkkkkk
    se cuida querido beijossssssssss

    Prrrima Maristela

    ResponderExcluir
  12. kkk muito fera seu blog eu moro aqui no vietna ha 3 anos meu marido faz 5 anos, imagina viver por muitoo tempo rsrsrs mais foi otimo ler um pouco mais sobre o vietna e tudo q vc falou e pura verdade rsrsr

    ResponderExcluir