domingo, 23 de janeiro de 2011

Varanasi e Agra: os misterios e as maravilhas do Norte da India

 Apos conhecer Nova Delhi e Jaipur, me mandei para conhecer mais duas cidades no Norte da India: Varanasi, conhecida pelos rituais de cremacao e Agra, conhecida pelo Taj Mahal, a mais bela prova de amor.

Varanasi:

Varanasi eh uma cidade relativamente pequena, sendo uma das 7 cidades consideradas sagradas pela religiao hindu, que domina a India.
Aqui, a beira do Rio Ganges, considerado ele proprio um Deus, o visitam milhares e milhares de indianos de todos os cantos da India, que consideram o local sagrado para enterrar seus queridos familiares.

As escadarias de Varanasi, que se extendem por varios quilometros


Pela tradicao hindu, se voce for cremado em Varanasi, a beira do rio Ganges, sua alma se torna libertada do ciclo de renascimento no qual acreditam os hindus. Assim, tendo suas cinzas jogadas neste rio, um hindu nao mais voltaria reencarnado a Terra, terminando seu ciclo de vida e morte.

Assim, enquanto um hindu normalmente espera renascer em outra vida sob uma casta maior ou menor, ou ate mesmo em forma de um animal (dependendo da forma como viveu, ou seja, seu karma), um hindu cremado aqui espera pela salvacao e pelo fim do ciclo de vida e morte.


Na beira do rio, as pessoas estendem roupa, lavam, passam, e vendem tecidos (seda)

Varanasi atrai milhoes de turistas todos os anos porque nao bastasse visitar o Ganges ser algo interessantissmo, com indianos se banhando e lavando roupa em um rio completamente sujo, as cremacoes dos hindus sao realizadas na beira do rio, em plataformas conhecidas como Ghats.

Assim, enquanto voce caminha normalmente pelas escadarias na beira do rio, eh mais do que comum ver diversas fogueiras com corpos sendo queimados ao vivo, enquanto os familiares observam ao redor, geralmente com expressoes faciais menos chocadas que as dos turistas.

Banhar-se, escovar os dentes e lavar roupas no rio sujo sao atos comuns para os indianos


O ritual funciona da seguinte maneira: os familiares pagam pela cremacao no Rio Ganges (considerado um ato sagrado). Trazem entao o corpo e, em menos de 24 horas, este recebe coberturas com diversos panos e fitas, tampando todo o corpo e nao deixando nada a mostra.

 Apos, levam o corpo para um dos ghats, onde antes molham no rio Ganges para a purificacao, e entao o colocam sob fogueiras (com os precos da madeira variando conforme a riqueza da familia) para ve-lo queimar por cerca de 3 horas, ate nao restar mais nada.



Muita sujeira em Varanasi, e cachorros procurando comida de todo tipo. Inclusive carne humana

 Apos a cremacao do corpo, as cinzas do corpo sao finalmente jogadas no rio Ganges, um rio com mais de 1,5 milhao de coliformes fecais por litro de agua (quando o recomendado seria no maximo 500 em um rio para banhar-se, lavar a roupa e ate escovar os dentes).



Nas escadarias tambem ficam os Ghats, plataformas a beira do rio ondes corpos sao cremados


Existem ghats para diversas classes sociais, sendo que os mais caros sao mais privados, com menos turistas e indianos assistindo a cremacao do corpo. Mas na maioria, ve-se claramente o corpo virando cinzas, com muitas vezes alguma parte do corpo ainda inteira sendo levada de volta a fogueira pelos rapazes responsaveis pela cerimonia, que com tocos de madeira ''rearranjam'' o corpo na fogueira.

Vale lembrar que geralmente nao eh todo o corpo que vira cinza, razao pela qual diversos cachorros habitam as escadarias de Varanasi, esperando as cinzas serem jogadas na agua para irem procurar pedacos que restaram de carne humana e que nao foram queimados pelo fogo. Sim, por mais bizarro que possa parecer, ha muitos cachorros em Varanasi e a maioria passa o dia vasculhando a procura de comida, inclusive carne humana.

Mais interessante ainda sao os homens com bacias, que tambem logo apos as cinzas serem jogadas, entram na agua para procurar brincos e joias que restaram do corpo, ja que nao eh costume retirar estes objetos quando a pessoa morre. Assim, se encontrarem um pedaco de ouro, ganham o dia.

Varanasi eh uma cidade extremamente intrigante pois representa muito da crenca dos hindus, especie de religiao com mais de 1 bilhao de adeptos, cuja maioria nunca ouviu falar de Jesus Cristo, por exemplo. Ao ver os rituais de cremacao, voce se pergunta algumas vezes: estariam estes 1 bilhao de hindus errados, e os cristaos certos, por exemplo? E porque?

Fica a duvida... Varanasi faz voce pensar que a nocao sobre o  o certo e o errado, principalmente quanto a religiao e crenca, e ate o que acontece depois da morte, depende principalmente da regiao onde voce nasceu e da cultura em que voce foi criado...nada mais do que isso.



Agra, e  a beleza do Taj Mahal:

Visitei aqui no Norte da India tambem a cidade de Agra, conhecida pelo Taj Mahal.

Apos sua esposa favorita falecer ao dar a luz ao seu decimo-quarto filho, o imperador Shah Jahan, na epoca em que a India era dominada pelos mongois, resolveu fazer um mausoleu que provasse todo o seu amor pela falecida, o mais bonito dos monumentos e algo que fizesse, segundos suas palavras, ''a lua e o sol soltarem lagrimas'', tudo para lembrar sua falecida amada (francamente, e voce ai reclamando de fazer um cafezinho para a esposa/namorada hein?).


Depois de algumas horas o Taj Mahal fica apinhado de gente

Assim, apos 8 anos de construcao, com a vinda dos maiores especialistas do mundo e das melhores pecas de marmore-branco, o Taj Mahal ficou pronto, com o tumulo da amada no interior de uma brilhante estrutura com flores e petalas desenhadas na parede, em marmore branco puro.

Considerado o Monumento do Amor, e sendo uma das maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal realmente eh tudo isso que falam: bonito, imponente e surreal. 

Talvez nao seja a construcao mais interessante que ja vi, mas com certeza foi a mais bonita. De longe, a imponente estrutura, refletindo nos espelhos d'agua em frente.




E chegando proximo, detalhes incriveis feitos em marmore e com pedras preciosas.


Detalhes nas paredes do Taj Mahal


De perto, o Mausoleu mostra ainda mais detalhes

Atras do Taj Mahal, a unica parte feia. Um rio sujo e poluido. Ninguem eh perfeito!


O Taj Mahal ficou famoso tambem pela loucura de seu financiador e idealizador, o imperador Shah Jahan. Conta a historia que logo apos terminar o Taj Mahal, o imperador foi expulso do trono por um de seus filhos, que o considerava louco.

O imperador entao foi aprisionado em um forte a alguns quilometros do Taj Mahal, onde, nos ultimos 8 anos de sua vida, ficou a apreciar a brilhante estrutura que construiu da janela de sua prisao no forte, ate morrer...






Nos dois lados do Taj Mahal, templos islamicos, para um Mausoleu que curiosamente nao foi construido por hindus


Fantastico visitar o Taj Mahal, voce nao tem vontade de sair de la de tao bonito que eh o lugar. A loucura do imperador pela sua amada valeu a pena pelo visto...

Esta foi a visita as cidades de Agra e Varanasi, no Norte da India.
Apos este post vou para o Nepal, visitar os Himalayas e, se Deus e o clima quiserem, fazer um trekking nas montanhas.
 Ate o proximo post, um abraco!



25 comentários:

  1. Fantástico o mundo indiano. Tem tanta coisa estranha para nós ocidentais que é complicado falar de tudo. Mas a parte da cremação é o que mais me fascina......
    Jean permita-me complementar.....
    Quando um indiano morre a família segue um ritual de 13 dias. Durante o ritual de morte, há muitas regras que os membros da família do falecido têm que observar. Por exemplo, filhos raspam todos os pelos do corpo; eles não devem participar funções religiosas, comer certos alimentos como doces, usar roupas novas ou participar de qualquer atividade cultural ou uma festa.
    Só queria lembrar também que nem todos os indianos são cremados.
    Não são cremados: os homens santos (sacerdotes). A mulher grávida. Pessoas picadas por cobras, os leprosos, que também não vão, porque já sofreram o bastante e Crianças porque precisam voltar para acabar de viver a vida.
    Estes por sua vez quando morrem são amarrados a uma pedra e afundados no rio Ganges. Com a decomposição começar a emergir soltando-se partes do corpo que ficam boiando pelo rio afora. Tudinho natura!!!!!!!...hehehheheh

    E tem mais...... Não se vê ninguém chorando por ninguém.
    Boa viagem a Nepal
    Beijos
    Dina

    ResponderExcluir
  2. Taj Mahal é o sonho de toda mulher...kkkk
    Cadê meu imperador?

    ResponderExcluir
  3. Garotão!!!!! Aproveita porque faltam 47 dias para essa aventura acabar e tens tanta coisa ainda para ver e nos contar......
    Aproveita
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Querido.
    cada dia que passa fico mais deslumbrada com sua viagem.
    Essas informações todas faz muito bem para nós aqui.
    Aproveite o Nepal.
    Beijos
    Nati

    ResponderExcluir
  5. Acho a Maia? HAHA
    Que show eim!! Acho interessante a forma deles pensarem e agirem, mas é nojento também..
    não te obrigaram a tomar banho naquele rio?
    hauhuha Tem que voltar purificado, sabe como é!
    ahuahauha ahh e que lindo o mausoleoo ne... quando morrer tbm quero um :D
    beijos Jean

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Que monumento liiiindo!!
    Vc viu algum corpo sendo queimado?? (ecs)

    Bjão boa viagem!

    ResponderExcluir
  7. Jean, show de bola o post... a Índia realmente é encantadora, uma terra de contrastes... e que nós, ocidentais (que achamos que estamos sempre certos e os outros é que estão errados), não sabemos respeitá-la... o "estranho" são eles, sempre, hehehehe...

    Só queria saber uma coisa: tem 2 fotos de frente do Taj Mahal... uma cheia de gente, e outra só você.

    Como foi que você tirou essas pessoas de lá, pra bater a foto sozinho??? hehehehe...


    abração,

    George

    ResponderExcluir
  8. Não conta Jean. São mistérios da India..ehhehehe
    Beijos para meus dois amados filhos

    ResponderExcluir
  9. Jean:
    Aquele truque das pessoas não sairem na foto no Taj Mahal é legal, né? Não conta pra ninguém. São os mistérios da India, hehehehe.

    Só complementando: As pessoas que cuidam dos corpos ao serem cremados são os Dalits, a casta mais inferior. E eles tem o direito de garimparem o ouro das pessoas depois de cremadas. Na beira do rio Ganges é comum você ver as vacas comendo as flores que adornaram os pescoços dos mortos, enquanto os cahorros disputam pedaçõs do corpo que caem para fora da fogueira. E ao lado, sacerdotes te dando a benção.
    A India realmente nos faz repensar aquela velha questão: De onde viemos e para onde vamos. Quando estivemos lá, havia um amigo nosso católico e estudioso que escreveu depois o seguinte: "- Temos o Deus certo e vivemos de forma errada e eles tem o deus errado e vivem conforme Deus quer." Penso com meus botões: Quem somos nós para saber qual Deus é o certo...
    Até porque os hindus possuem milhares de deuses.
    Como disse o nosso guia: não é você que vai à India, é a India que convida você e só alguns são convidados.
    A India nos fascina. Espero que você tenha gostado.
    Até a próxima aventura, filhão.

    ResponderExcluir
  10. ÍNDIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    Não que eu esteja me convidando, mas.... me convida pra ir aí???


    O Super Sincero

    ResponderExcluir
  11. O Jean... já que você achou o Suddam no meio de 1 bilhão de indianos, a CIA vai te contratar pra achar o OSAMA BIN LADEN... tu vai pra Jordânia mesmo, e ele tá naquela região, né?

    Vai ver que tu acha o CAFOFO DO OSAMA, né?

    Abração,

    George

    ResponderExcluir
  12. Jean, já que na India é difícil comer... aí vai uma receita que eu fiz esses dias, é bem simples e rápida de fazer...


    FRANGO COM WHISKY

    O preparo não é tão complicado...

    Ingredientes:

    - 01 garrafa de whisky - do bom, claro!
    - 01 frango de aproximadamente 02 quilos
    - sal, pimenta e cheiro verde a gosto
    - 350 ml de azeite de oliva extra virgem
    - 500 g de bacon em fatias
    - nozes moídas

    Modo de preparar:

    - pegue o frango
    - beba um copo de whisky
    - envolver o frango no bacon e temperá-lo com sal, pimenta e cheiro verde
    a gosto. - massagear o frango com azeite.
    - pré-aquecer o forno por aproximadamente 10 minutos.

    Sirva-se de uma boa dose (caprichada) de whisky enquanto aguarda.
    - colocar o frango em uma assadeira grande.

    Sirva-se de mais duas doses de whisky.

    - axustar o terbostato na marca 3, e debois de uns binte binutos, botar
    para assassinar - digu: assar a ave.

    Derrubar uma dose de whisky bedois de beia hora, formar abaertura e
    controlar a sssadura do frango. Tentar zentar na gadeira, servir-se de
    uoooooooootra dose sarada de whisky.

    - cozer(?), costurar(?), cozinhar, sei lá, dane-se o vrango.
    - deixááááá o filho da buta do pato no vorno por umas 4 horas.

    Tentar retirar o vrango do vorno.
    Mandar mais uma boa dose de whisky pra dentro...de você, é claro.
    Tentar novamente tirar o sacana do vrango do vorno, porque na primeira
    teenndadiiiva dãããão deeeeuuuuuu.

    - Begar o vrango que gaiu no jão e enxugar o filho da puta com o bano de
    jão e cologá-lo numa pandeja ou qualquer outra borra, bois, avinal, você
    nem gosssssssssta muito dessa bosta mesmo.

    Bronto.
    Num vumita no vrango, garaio!!!!!


    Abração,

    George

    ResponderExcluir
  13. Gargalhadasssssssss....risosssssssss
    Acho mais difícil seguir essa receita... E comer isso então feito por um bebaço!!!!
    Como é que pode George? De onde tirasse isso?
    Beijossssssss
    Mãenzona do coração

    ResponderExcluir
  14. O Super Sincero...se é tão sincero quem é tu cabra da peste? Se não falar não vai pá India

    ResponderExcluir
  15. Show de bola meu querido, estamos te acompanhando...

    abraço

    Victor Hugo e Marcella (do Albergue de Paris)

    ResponderExcluir
  16. Que massa Jean, vendo isso, me senti dentro da novela da Maia haahahah

    adoreiii

    ResponderExcluir
  17. "Pois é George, de onde vc tirou essa receita? ainda mais vc, que pertence a uma família que não tem nenhum hábito etílico!!!!!!!!!!!" kkkkkkkk

    oi Prrrrrrrrimo
    estou adorando sua viagem
    beijosss

    Maristela

    ResponderExcluir
  18. Boa dica Jean...
    No meu casamento, vou pedir pra minha esposa de presente um Taj Mahal...

    ResponderExcluir
  19. Painho... ondicetá?
    Tájimarral?
    Qui diacho di nomi é esse?

    O sinho nunca mais veimivê aqui em Recife, painho!

    Tocum saudadi!

    Seu filinho,

    Wanderglaydison Maquisuel Postai de Souza

    ResponderExcluir
  20. Cadê o post do Nepal????

    Tamo na espera...

    Bj,

    George

    ResponderExcluir
  21. Bom dia mochileiro!!!!!
    Como vai você e como vai a nossa bela Amélia e a Amelinha?..Risos..
    Sei que o próximo destino seria visitar o Egito e arredores e sei também que vai ser impossível nas condições políticas que se encontra o País.
    Mas vai amar indo para Turquia. Esse País é maravilhoso e cheio de surpresas. É uma mescla de tudo que já viu.
    Eu... Vejo a vida dessa forma: Se o destino está levando você para outro lugar que não seja o planejado é porque Deus reservou coisas bem melhores daquelas que iria encontrar em outros lugares.
    Muita saudade. Te amuuuuuuuuuuuuuuu
    Muitos beijos no coração
    Primeira mulher na sua vida...
    ....mulherada!!!!! Nem venham com ciúmes não....heheheh

    Dina

    ResponderExcluir
  22. Jean, pq vc nao vai pro Egito? País calmo... tá tão calmo por lá agora, hehehehe....

    Vai pra Turquia e aproveita Istambul... vc vai adorar a Hagia (Mesquita) Sofia... muito bonita... e dê uma passada na Grécia, em Mikonos e Santorini, são ilhas lindas... sem falar de Atenas, que vc vai amar!

    Bjo
    George

    ResponderExcluir
  23. DINA E SALU: Valeu pelas informacoes. E sobre o segredo da foto... nao eh nada facil conseguir tirar essa foto hein? Tive que brigar! ahahaha
    GEORGE: Frango com wisky ahuahuahu boa demais cara. Vou procurar conhecer esses lugares que vc falou. Abraco!
    MARCIA Saudade sua prima. Um beijao!
    FRANCINE: Sempre me zoando ne, desde que eu nasci. Pois saiba que nao pulei no rio, nao encontrei Maias e sempre tive papel higienico por perto! auhuhahuahau
    FABIO Com certeza cara! Espero estar presente na data da entrega. Uma esposa dessas eh pra valorizar...
    MARISTELA: Prrrrrrima, seu aniversario hoje! Parabens, sucesso!
    AMANDINHA: Vi alguns sendo queimados! O pe sempre fica por ultimo, ai eles cutucam e colocam no fogo novamente. Siniiiiistro!
    WANDERGLEIDSON: Vai trabalhar muleque! Ta maluco, filho agora? hahaha
    VICTOR HUGO E MARCELA: Fala casal! Fico feliz DEMAIS com vcs comentando, afinal, a nossa viagem foi ha alguns anos atras! Sucesso pra vcs!
    NATI: Valeu Nati, saudades de vcs! Um beijao!

    ResponderExcluir
  24. Jean que legal acompanhar o seu blog! Esta viagem deve estar sendo incrível! Muitos países, muitas culturas... Beijocas e até breve.

    ResponderExcluir
  25. Nossa a parte da cremação me chamou a atenção.Lavar,passar,e vender peças de roupas tudo no Rio Ganges.. eu não queria ser uma indiana hehe. Aprooveita Jean e curte bastante pois isso irá acabar daqui a pouco.Bata bastante fotos que isso vai servi de recordação. Um Beijão da sua Priiminha aki .. Brunna '

    ResponderExcluir