terça-feira, 18 de janeiro de 2011

India: os encantos e desencantos de Nova Delhi e Jaipur

Simplesmente impossivel descrever a India.
Estou aqui faz 7 dias e ainda nao consegui descobrir se odeio ou se amo este pais.
Nunca vi um lugar que, em um so dia, consegue te levar do ceu ao inferno, e de volta outra vez, por diversas vezes.
Sai da Tailandia para Nova Delhi, capital da India, acreditando que o Sudeste Asiatico era diferente do nosso Brasil. Que nada, eh aqui na India que existe realmente outro mundo.
Um pequeno exemplo de um dia na India:

Voce acorda e pega um rickchaw (o famoso triciclo que serve como taxi nas cidades). Ao chegar na atracao turistica depois do dobro do tempo esperado, e depois de passar por lugares sujos e um transito caotico, finalmente o passeio do terror acaba, com o motorista lhe cobrando o dobro do que seria o preco justo. Ate ali, voce odeia a India.

Apos visitar a atracao turistica, voce para em um restaurante na calcada, escondido entre tantos comercios. Pede uma comida que mal sabe o que eh, e apos esperar um pouco, vem em sua mesa um prato que mistura iogurte, especiarias e um delicioso tempero que voce nunca provou. Delicioso! Um sabor sem igual. Voce passa a amar a India.

Durante a tarde, decide ir a uma lan house, e apos seguir as orientacoes erradas das pessoas na rua, acaba chegando no local. Depois de usar a internet e quase acabar o que quer fazer, a luz de repente acaba, terminando com seu trabalho. Voce odeia novamente a India, e mais ainda o dono da lan house, que descaradamente lhe cobra o dobro do valor dos locais, de novo.

Voce caminha na rua meio desanimado pensando que este nao eh um bom lugar para se visitar, ate que um grupo de locais pede para tirar fotos com voce. Sao estudantes, nao querem dinheiro, e fazem voce se sentir um pop star. Perguntam sobre voce, seu pais e o que voce faz, com uma inocencia incrivel. Lhe passam o seu email e, apos varios minutos de conversa, lhe convidam para tomar um chai ( o cha indiano) e conhecer sua familia. Voce volta a amar a India e a hospitalidade do pais.

Entendeu o contraste? A India nao faz sentido, e justamente por isto viajar por aqui eh tao incrivel. Mais do que os templos, fortes e cidades, sua principal atracao sao as pessoas, sem duvida alguma, pois tem um modo de vida e uma visao de mundo completamente diferente da nossa.

Nova Delhi:

Em Nova Delhi, capital da India, inicialmente tudo foi surpresa. Como o albergue ficava em uma otima regiao, no primeiro dia vi uma cidade limpa, com grandes avenidas e muito bonita.



Devido ao frio e ao excesso de poluicao, Nova Delhi estava assim, cheia de neblina

No dias seguintes, a capital indiana se mostrou um pouco mais suja e caotica, o que geralmente esperamos da India. Ainda assim, Delhi nao mostra a verdadeira India, porque mais parece uma grande cidade como Sao Paulo do que um lugar realmente novo.

Um McDonalds indiano. Como nao comem carne de vaca, o Big Mac tem hamburguer de frango (ohhh!)

 
Ainda assim, Delhi serviu para me preparar para o resto da India, ainda mais diferente e fascinante, alem de poder completar uma missao que precisava realizar.

O desfecho da Missao Sudam:

Como contei em um post anterior, alem de completar a viagem e conhecer os lugares, uma outra Missao me trazia neste mochilao: a de entregar ao Sudam, depois de quase 50 dias, o presente de meus pais para ele.
Chegando em Delhi, a primeira coisa que fiz foi tentar contatar o Sudam. Apos algumas tentativas, alguem atendeu e comecou a falar comigo em espanhol. Era ele, o Sudam!

Combinamos de nos encontrar em uma regiao conhecida da cidade no dia seguinte. Depois de muito procurar, finalmente encontrei o local.

Neste momento, enquanto esperava pelo amigo indiano, comecei a ouvir o barulho da musica-tema do filme Missao Impossivel, com o Tom Cruise conseguindo fazer algo impossivel. Encontrar 1 indiano em 1 bilhao tambem eh quase impossivel!

Mas logo o barulho da musica-tema foi suprimido por outro, o das buzinas do transito de Delhi.

Dentro da pequena embalagem, uma camiseta de presente. Finalmente, alem de conhecer o Sudam, agora ainda tenho mais espaco na mochila!


Ansioso enquanto olhava de um lado para o outro buscando encontrar o Sudam, eis que ele facilmente viu este ser alto e careca e veio em minha direcao.

Missao completa, era ele! Depois de quase 50 dias, ai esta a prova da entrega do presente para o Sudam!

Alem disso, batemos um papo sobre a vida na India, e ele me deu varias dicas sobre a cidade de Nova Delhi. Muito bacana conhecer o Sudam, espero reencontra-lo quando voltar a Delhi!

A comida indiana:

Umacoisa que me surpreendeu em Nova Delhi, mais do que qualquer atracao,  foi a comida! Excelente!
Fica facil entender porque alguns seculos atras os europeus faziam de tudo para vir para ca e levar as especiarias. Isso acontece porque elas sao otimas! A maioria dos pratos aqui na India nao leva carne, e mesmo assim a quantidade de sabores e aromas eh simplesmente incrivel.
Abaixo algumas comidas e bebidas que experimentei. Nham nham nham....


O Lassi eh uma especie de iogurte natural com tempero. Viciei, bom demais!


Comida tipica com molho de iogurte, ervilhas, batata, temperos e pimenta. Muito bom



Samosas! Uma especie de bolinho indiano, tambem com bastante tempero.
 Por fim, apos encontrar o Sudam e falar de comida, vamos falar das atracoes turisticas de Nova Delhi. Perceberam como o pais eh diferente? Aqui, as pessoas e a comida sao muito mais interessantes que as proprias atracoes da cidade.
Mesmo assim, a capital indiana tem alguns pontos turisticos bem bacanas. Vamos a elas.

Lotus Temple:

Em Nova Delhi fica o famoso Lotus Temple, ou o Templo da Lotus (uma flor). O templo em formato de Lotus eh uma representacao da religiao Bahai, que acredita basicamente na uniao de todas as religioes do planeta sob um unico Deus. Resumindo, os Bahai acreditam que todos devem se unir, tolerar uns aos outros e servir a um so Deus.

Visitando o belissimo templo, percebi que eles tem tudo para ser a religiao do futuro, ja que com sua filosofia conseguem abranger todas as outras.




Sem contar que o templo deles eh bonito pra caramba.

Gandhi Smiri:

Em Nova Delhi, visitei tambem o local onde Mahatma Gandhi passou seus ultimos momentos, ate ser assassinado a tiros.
No local, pode-se ler sobre toda a historia de Gandhi, sua incrivel heranca politica e o principio da satyagraha, ou nao violencia. Ainda, pode-se seguir os ultimos passos do politico ate o local exato onde ele foi assassinado.

Representacao dos ultimos passos de Gandhi, ate o local onde ele foi assassinado




Meio triste o local, principalmente para quem gosta bastante do Gandhi, como eu. Mesmo assim, interessantissimo para conhecer toda a sua historia.



Red Fort:

Exemplo classico das belas construcoes de fortes que existem na India, o Red Fort fica em Nova Delhi e foi erguido sob mando do imperador da epoca, com o objetivo de abrigar e proteger os membros da familia do imperador.



Tambem uma atracao muito bonita.


Jaipur:

De Nova Delhi, peguei o trem para a cidade de Jaipur, capital do estado de Rajastao e terra dos antigos Marajas.
Aqui, eles construiram imensos fortes e belas construcoes. Mas, novamente, o mais interessante foram as pessoas. Chegando na cidade, fui logo procurar o endereco do meu host, ou seja, a pessoa que iria me hospedar, conforme combinado pelo couchsurfing.

Agora imagine um cara alto, com uma cor diferente da deles, caminhando pelas ruazinhas da cidade, com uma jaqueta laranja, e procurando um endereco de um indiano chamado Vijay? Eu parecia a principal atracao turistica da cidade!

Varias pessoas vinham me perguntar de onde eu era, qual o meu nome, o que eu fazia, quanto eu ganhava, se tinha esposa, e etc etc etc. Ademais, faziam o possivel para ajudar, mostrando a tipica hospitalidade indiana, de um povo cuja simpatia eh muito grande.
Apos muito caminhar, cheguei em um templo hindu, onde conheci um velho senhor e sua familia, todos bramans, considerada a casta dos sacerdotes na India. Eles conheciam o meu host e logo me indicaram o caminho.


Ficar hospedado na casa de indianos foi muito bacana. Meus hosts, Vijay e Ankur, fazem parte de uma tipica familia indiana, com varios membros vivendo juntos na mesma casa, geralmente com uma praca no interior da construcao para todos se encontrarem e poderem visitar os comodos dos outros.

A hospitalidade indiana se mostrou certeira. A mae de Vijay me oferecia chai (o cha indiano) no minimo duas vezes ao dia, e experimentar uma comida tipica do Rajastao foi uma otima experiencia.



No geral, pude perceber que a familia indiana eh ainda bastante patriarcal, pelo menos nas regioes mais pobres, com a mulher servindo sempre a comida e sendo submissa ao homem. Conversando com Vijay, tambem, descobri como os hindus indianos ainda sao conservadores.

Ele me contou que hoje, um homem de 27 anos com esposa e filho, entende mais o modo de vida ocidental.
Mas que quando se casou, com 20 anos, o fato de somente vir a conhecer sua esposa no DIA do seu casamento lhe pareceu normal, uma decisao de seus pais que deveria respeitar. Ja pensou conhecer sua esposa apenas no dia do casamento?
Depois de recebido por Vijay e Ankur, fui conhecer a casa deles. Dentro de uma casa indiana, alem da ''praca' central que liga todos os comodos interiores, outra especie de atracao que logo chama a atencao de nos ocidentais eh o banheiro indiano.

Isto mesmo, meus caros amigos. O banheiro indiano eh muito diferente do nosso. Ali, nao se utiliza papel higienico, mas somente a mao esquerda, para se limpar ``la`` dentro, motivo pelo qual deve-se sempre evitar cumprimentar um indiano com a mao esquerda..

 Alem disto, eles tem uma caneca com agua, que serve tambem para jogar agua na ``privada`` e limpar a sujeira, digamos assim.

Um buraco, apoio para os pes, uma caneca e uma torneira. E voce ocidental, querendo papel higienico pra que?


Para mandar ver em um banheiro indiano, preste atencao nas instrucoes.
Voce deve se agachar e, de cocoras, fazer o servico. Depois, limpar ``la`` com sua mao esquerda e depois jogar a caneca com agua para limpar a sua ``obra``. Entendeu?

Soh fico imaginando como alguem com problemas de joelho, por exemplo, faz para se agachar e... enfim... nao cabe a mim questionar ne..

Algumas outras fotos da casa em que fiquei muito bem hospedado, por enorme familia do Vijay e do Ankur.


Este foi o meu quarto na casa da familia indiana



Rua que fiquei na cidade de Jaipur






Por fim, estando em Jaipur e amparado pelos amigos Vijay e Ankur, visitei os principais locais desta fascinante cidade, alem de observar o dia a dia dos indianos.




Jawa Mahal, construido por um Maraja, servia para as mulheres do maraja verem a cidade sem serem vistas pelo povo


No momento estou na lan house, terminando este post e ouvindo o barulho do gerador de eletricidade. Esta eh a terceira lan house que vou hoje para tentar postar sobre a India pela primeira vez, ja que nas duas primeiras a luz acabou. Ou seja, neste momento eu odeio a India. Mas logo passa...
Como eu expliquei, nao tem como descrever a India, e tem coisas que soh acontecem aqui. No geral, estou achando este lugar fascinante, unico!

No proximo post, contarei sobre o Taj Mahal, e tambem sobre a cidade de Varanasi.
Ate o proximo post, um abraco!

26 comentários:

  1. Oi primooo, nossa me decepcionei com a India, achei que fosse mais interessante.Mas a cultura deles é incrivel mesmo né. A comida pela foto me pareçe um tanto estranha kkkk mas eu provaria.

    Um ótimo passeio pra vc primoo! bjss

    ResponderExcluir
  2. Jean, adorei seu blog.

    Não cheguei em PRIMEIRO, mas já fui o SEGUNDO!

    Abraços,

    Rubinho Barrichello

    PS: Aliás, Feliz Natal Atrasado!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Jean,

    Já que você esteve na Índia, por acaso conseguiu achar também a Maia?

    Grande abraço,

    Raj

    ResponderExcluir
  4. Risos....... E muita saudade da India e de você meu filhão. Show de bola!!!!!!
    Sabia que ia gostar de Sudhan!!!Ele é jovem inteligente que gosta de conhecer o mundo tambem.Tanto que largou uma outra profissão para ser Guia.
    Lembro quando nossa Guia dizia quando estivemos por lá. “A India não é para quem quer ir visitá-la. A India é para quem ela convida”.
    Pelo jeito fosse convidado. Então aproveita essa cultura diferente que faz a gente se sentir gente de verdade. Sempre digo o que mai s gostei na India são as pessoas e pelo jeito tem a mesma impressão. Que bom estava certa.
    Depois das pessoas aquela pimenta....ahhhhhh......huuuuuuuuu Aquela pimenta ou aquele tempero!!!!!! Dá-me água na boca. Os alimentos têm um sabor invejável. Que saudades!!!! Traz um pouquinho pra mim?
    No mais uma ótima viagem.
    Lembre-se. Deus está de olho em voce!!!!
    Namastê
    Muitos beijos
    Dina

    ResponderExcluir
  5. Ô cara... tudo bem contigo?
    Gostei do post novo... fazia tempo que não escrevia... eu ia entrar hoje e reclamar contigo, porque não tinha mais escrito mais nada... mas entendi que a internet aí é 1G e não 3G... hehehehe...

    Suerte!

    George

    ResponderExcluir
  6. Prrimo que delicia estar nesta viajem com vc!!!
    Vejo todos os dias o blog e amo cada post novo!!

    E quando vc voltar nem vem querer me abraçar com a mão esquerda!!! rs

    Beijãooo

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que os indianos gostavam tanto de iogurte! hehehehe.

    Missão Sudham completada então!
    ahh, mas com o número de telefone não vale! foi trapaça!! queria ver você procurando ele no meio do povo! eheheh

    abraço cara! se cuida!

    Fábio R. Steuernagel

    ResponderExcluir
  8. Jean, que beleza de relatos!
    E que loucura a Índia com seus banheiros! hahahaha.

    Boas viagens! :)

    ResponderExcluir
  9. Esse banheiro ainda é o melhor e o mais moderno que eles têm.
    Tem outro modelo que é uma canaleta onde corre água. Sobre ela se abre as pernas e continua o serviço. Eu nunca tinha visto em lugar nenhum.
    Você não contou se alimentam?
    Alem do iogurte eles adoram o pão. São vegetarianos.
    Beijos
    Erondina

    ResponderExcluir
  10. Realmente a India é um mundo muito diferente mais muito interessante..os templos são lindos
    adorei a parte das comidas..
    óbvio...ahahaha
    saudades!!
    PS: até que você esta moreno mesmo..ehehe
    bjuss
    Se cuida!

    ResponderExcluir
  11. mon amour

    Tu me manques.

    J'espère que vous êtes bien ...

    un gros baiser,

    votre amour

    ResponderExcluir
  12. oi prrrrrrrrrrimo
    vc é o nosso Tom Cruise (mais bonito, né Dina?!) da camiseta!!!
    estou adorando teu blog
    um super beijo e fica com Deus
    Maristela

    ResponderExcluir
  13. Noossaa.. entende-se perfeitamente pq vc ama e odeia a India, pensa só ter que usar a mão .. ECA.. mas pensando nisso .. qual foi a sensação eiiim, eiiim? conta aiii? HAHAHAHAHAHA nem vale dizer que tinha lenço porque homens não são previnidos! hehe... Tirando esses pequenos detalhes a India parece mesmo um lugar iluminado =)
    Então.. Namastê querido amigo!
    Estou muito feliz aqui de ver você realizando teu sonho, posso até imaginar como se sente..
    e tbm estou com saudades.. pô :~
    grande beijo da pequena, mas velha amiga!
    hauhauhauhauhau

    ResponderExcluir
  14. Risos e mais risos.........
    Eu imagino o Jean,naquele banheiro na casa do indiano no sufoco sem papel. Prevenido do jeito que é.....kkkkkkkkk...risos....risossssssssssssss
    Ainda bem que não estava perto...huuuuuu...kkkkkk
    Francine FELIZ ANIVERSÁRIO (15/01)!!!! Ficou quietinha sem fazer bolo para nós só porque o Jeanzinho do coração não está por aqui....hehhhe...ta devendo hein!!!!!
    Muitos beijos a todos vocês e aos indianos que conhecemos.
    Erondina

    ResponderExcluir
  15. Jean, diz que você LEMBROU de se limpar naquele banheiro!!!!

    Outra coisa: é verdade que A COMIDA NA ÍNDIA É BOA? kkkkkkkkkkkk...............

    ResponderExcluir
  16. Caro Jean,

    Gostei muito de seu blog. Bem informado, com fotos destacadas do lugar onde você passou e com uma leitura fácil e agradável.

    Lembre-se: nesta vida, SÓ EXISTEM 3 TIPOS DE PESSOAS: AS QUE SABEM CONTAR E AS QUE NÃO SABEM!

    Então, desejo boa sorte a você!

    Namastê!

    Mahatma Gandhi, via Skype

    ResponderExcluir
  17. Erondina e Salustiano20 de janeiro de 2011 às 06:06

    Falando da India e das pessoas maravilhosas que vivem lá...... queremos agradecer ao amigo Sudham pela acolhida do Jean.
    Esperamos um dia contribuir essa gentileza com o casal nos visitando.
    Muito obrigada Sudham
    Namastê
    Erondina e Salustiano

    ResponderExcluir
  18. é verdade.. não ia ter graça uma festa sem o meu querido amigo de infância hahahaha
    Quando ele voltar comemoramos ;)
    Obrigada pela lembrança e Grande beijo pra vcs tbm ;o**

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Garotão.
    Aqui no Brasil são 11h22min da matina. Muita chuva deixando muita gente morta, desaparecida, desabrigada pelo Brasil afora.
    Fora isso está tudo bem.
    Sei que já está em Varanasi. Cidade sagrada dos Indianos com muitas coisas diferentes da nossa cultura.
    Aproveita essa oportunidade e curta o máximo que puder.
    Estão aqui em casa (praia) a Nati com Robson e o Ivo com a Cleusa (iam pescar mas o tempo chuvoso não deixou) mandando muitas lembranças....o George com a Dani estão para chegar.
    No mais te cuida e fica com Deus
    Muitos beijos de nós todos
    Maenzona e paizão do coração, George e Dani do coração, Nati do Robson do coração, Ivo do e Cleusa do coração.
    hehhehehhehe

    ResponderExcluir
  20. Buenos dias, mon petit...

    Saudades dessa careca... Moun amour!

    Kisses for you,

    Catifunda

    ResponderExcluir
  21. Como está Mon Petit Amélia?

    ResponderExcluir
  22. Alguem já viu o Clip da viagem anterior do nosso mochileiro Jean e companhia?
    Está no YouTube...aproveitem

    Caminho de Santiago de Compostella

    http://www.youtube.com/watch?v=K3Eq28vH8aw

    ResponderExcluir
  23. Tom Cruise é pouco Maristela. Pensa no Raj...hehehhe
    BJS

    ResponderExcluir
  24. é Dina, pensei no Raj... tens razão...
    kkkkkkkkkkkkk
    beijos
    Prrrrrima Maristela

    ResponderExcluir
  25. Você se confundiu. A foto não é do Red Fort, mas do Túmulo de Humayun.

    ResponderExcluir
  26. adorei sua publicação sobre a índia estou namorando um rapaz pela internet de Nova Delhi a um ano estou planejando uma viagem para Delhi o ano que vem nossa não vejo hora dessa angústia acabar de ver meu grande amor e conhecer a índia pois sou apaixonada pela cultura indiana

    ResponderExcluir