quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O lado negro do Camboja

A saída de Siem Reap, cidade onde ficam localizados os templos de Angkor Wat, para Phom Phem, capital do Camboja, foi por uma estrada muito ruim.
Para quem não lembra, Phom Phem é aquela cidade onde, cerca de 2 meses aträs, mais de 350 pessoas morreram pisoteadas ou afogadas em uma ponte, enquanto comemoraram um festival.
Segundo os locais, o tumulto começou porque muitas pessoas não sabiam que a ponte balançava mas não caía, ou seja, era uma ponte suspensa, e por isso começaram a correr, gerando o tumulto que matou tanta gente.

Chegando a Phom Phem, comecei a explorar a cidade e, como esperado, além de muita pobreza, não parecia haver nada de muito interessante. Apenas motoristas insistentes de moto e tuk-tuk, oferecendo seus serviços a cada cinco metros (sério, voce ouve ''Tuk-Tuk sirrrrrrr?'' umas 100 vezes por dia).

Apos oferecer os serviços de tuk-tuk e voce negar, é bastante comum o sujeito ainda tentar uma segunda venda, oferecida até mesmo com a presença próxima de policiais.
'Fuma Marijuana Sirrrrrrrrr?''
Voce responde não e vai caminhando.  O vendedor continua.
''Cocaina? Fuma haxixe?'' Voce nega novamente, já ficando meio puto.

Até que finalmente, quando o cidadão ve que voce nao quer nada, e não vai parar, ele desiste da venda, mas nao sem antes fazer um comentário final clássico, que ouvi várias vezes durante a minha estada aqui em Phom Phem.
``Ah Sirrrrr, voce tem cara de quem fuma!``

Po, qual é a do cidadão? Será que é por causa da minha barba? Esses caras são muito folgados!

Entretanto, embora suas ruas tenham de ''interessante'' apenas pobreza e hilários vendedores de drogas, Phom Phem mantém até hoje relatos e locais intactos do regime comunista que assombrou o país na década de 70, e que são o motivo principal da visita de viajantes.

Como mencionei em um post anterior, lideradores por Pol Pot, membros de um grupo politico chamado Khmer Vermelho tomaram de assalto o país inteiro e, da noite para o dia, ordenaram que milhões de pessoas fossem para os campos trabalhar plantando arroz 18 horas por dia.

Em poucos dias, o Khmer Vermelho, apoiado pelo dedinho da China Comunista, aboliu o dinheiro, a propriedade privada, qualquer tipo de negócio, universidades,  o budismo e qualquer forma de expressão artística.
Qualquer contestação ao regime era punida com morte, o que acontecia inclusive com os próprios membros do 'partido'.

Desnecessário dizer que a maior motivação da chegada destes doidos no poder foi a Guerra Fria, já que os EUA estavam a poucos quilometros dali atacando o Vietna, razao pela qual o Camboja deveria ser ``protegido`` contra os capitalistas.

Assim, o Khmer Vermelho, no poder e com o apoio desesperado de uma populaçao miserável e com medo, mandou todo mundo ir trabalhar nos campos, comendo junto, vivendo junto e trabalhando junto em nome da sociedade. Além disso, instituiu o Ano-Zero e renomeou o país para Democracia Kampuchea, buscando formar uma nova sociedade de pessoas puras.

O desprezo do Khmer Vermelho com qualquer vinculo com o passado ficava bem claro em um de seus slogans: “Mantê-lo não há ganhos, perdê-lo não há perdas” . Por várias vezes o lider Pol Pot deixou bem claro que o novo Camboja precisaria apenas de um milhão de pessoas, ao contrário das sete milhões que ainda restavam. O regime de Pol Pot é classificado como o maior genocídio já realizado ao seu próprio povo. 

Triste, não é?
Mas mais triste ainda foi a visita aos locais onde o Khmer Vermelho tocava o terror, e que visitei na minha estada em Phom Phem. Assim como Stalin não seria nada sem seus gulags, e Fidel Castro sem seus paredóns, o Khmer Vermelho também precisava de uma máquina de terror.


Prisão S-21

A prisão S-21 hoje é atraçao turistica em Phom Phem, mas um dia já foi uma simples escola, bem parecida com as que temos no Brasil. Como no período do Khmer Vermelho estudar era coisa de capitalista ianque, a escola foi transformada no principal centro de interrogatorios do partido, com vistas a encontrar os desertores da revolução.



Prisao S-21. Eram colocadas grades nos corredores para os presos não poderem se suicidar.

Aqui uma pausa. Ja perceberam como esse negócio de revoluçao sempre vem acompanhado de perto pela palavra ditadura? Basta ver a Revoluçao Cubana, a Revolucao Chinesa e, aqui, a Revolucao promovida pelo Khmer Vermelho Portanto, cuidado sempre que encontrar um ''revolucionario''. Esses caras, além de normalmente pouco inteligentes, também são perigosos. Quer exemplos de verdadeiros revolucionários? Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela.... caras que não precisavam empregar necessariamente a força para fazer valer suas ideias, e ainda deixaram como legado uma melhoria significativa na vida de milhares de pessoas.

Mas enfim, voltando a prisao do Khmer Vermelho e seus comunistas. Assim que voce entra na prisao S-21, ja sente o clima do local. Aqui, das mais de 20.000 pessoas trazidas pelo regime, apenas 7 sobreviveram. Isso mesmo, 7, e simplesmente porque estes 7 prisioneiros eram muito bons em fotografia, por exemplo,  ou  tinham outra habilidade, o que ajudava o regime.

A escolha dos guardas desta terrivel prisão era feita principalmente pelo fator idade. Garotos trabalharam aqui em nome do regime, torturando prisioneiros até conseguiram obter alguma confissão. A maioria das pessoas não tinha qualquer ligação com a CIA ou outros órgãos, mas mesmo assim eram torturadas até confessarem alguma coisa, qualquer coisa, e serem mortas.

Em cada sala de tortura, a foto do ultimo prisioneiro encontrado ali. Nada bonito.

Como diria uma das placas informativas na parede do museu S-21, Pol Pot transformou “os adolescentes que tinham corações puros e gentis em executores cheio de ódio capazes de matar os seus próprios parentes, amigos ou pais”.

Além dos guardas havia alguns “médicos” na prisão. Mas aonde achar médicos numa cidade em que todos os médicos ou foram executados ou fugiram? Pol Pot sempre arranja uma solução. Meninas eram “treinadas” num espaço de três a cinco meses e assim poderiam exercer o seu ofício de “médicas”. Por não haver remédios, tudo o que elas sabiam fazer eram alguns curativos e uns remédios caseiros a base de açúcar e água. Ainda assim, as “médicas” só eram chamadas quando alguém ficava inconsciente depois de tanto ser torturado. O serviço das “médicas” era cuidar para que eles não morressem e assim pudessem continuar a ser torturados até o momento de confessarem.

Por fim, na S-21 os prisioneiros ainda tinham de obedecer a uma serie de regras,absurdas que estao expostas na prisao para os turistas lerem. Segue abaixo a traduçao destas regras. Destaque para a número 6:


Regras de conduta da S-21.  1) Você deve responder de acordo com minhas perguntas - Não se vire/2) Não tente esconder os fatos criando pretextos para isso ou aquilo. Você está estritamente proibido em me contestar./3) Não seja tolo ou você será um capítulo que se atreve a contrariar a revolução/4) Você deve responder imediatamente minhas perguntas sem desperdiçar tempo em reflexão/5) Não me diga nada sobre suas imoralidades ou a essência da revolução/6) Se você receber chicotadas ou choques elétricos você não deve chorar/7) Não faça nada, sente-se e aguarde pelas minhas ordens. Se não existirem ordens, mantenha-se quieto. Quando eu perguntar alguma coisa para você, você deve responder imediatamente sem protestar/8 ) Não arrume pretextos sobre a ordem do Kromin Kampuchea para esconder seu segredo ou traidor/9) Se você não seguir as regras acima, você irá receber vários choques elétricos/10) Se você desobedecer qualquer ponto deste regulamento você irá receber dez chicotadas ou cinco choques elétricos.

Chocante.


Killing Fields:


Além da principal prisão do Khmer, visitei os campos de morte, para onde a maioria das pessoas contrarias ao regime eram levadas para, sem muita enrolaçao, levarem um tiro na nuca ou serem decapitadas com um facão.

''Monumento'' para as vitimas do Khmer Vermelho, cujas ossadas foram encontradas anos depois


Ali, é possivel ver as covas, encontradas anos mais tarde, onde eram enterrados os corpos. Além disto, existe atualmente um monumento abrigando diversas destas caveiras, que também é apavorante.

Fazenda pacata? Que nada, aqui foram executadas milhares de pessoas!

Visitando os campos de morte, um pensamento passa pela sua cabeça e vale perguntar. Após tanto sofrimento, será que o Camboja vive agora uma democracia? Será que depois do fim do Khmer Vermelho no poder as coisas melhoraram?
Para algumas pessoas com que conversei (de motoristas de tuk tuk a engenheiros cambojanos), sim.
Para qualquer ocidental que analise a coisa friamente, melhorou, mas ainda falta muito.

Ainda hoje, não se pode escrever qualquer artigo contrário aqui no Camboja, ou fazer contestacao ao Governo que, embora pacífico, não tem oposição. O Governo é representado pelo Partido Popular do Camboja, que obviamente sempre ganha as eleições.

Assim, sem oposição e liberdade de imprensa, a democracia do Camboja é apenas uma fachada. Embora pacífico e centrado no crescimento economico, o seu governo está mais para uma calma ditadura de um partido só do que para uma democracia consensual.
Parece que o longo sofrimento do Camboja está longe de acabar.
 
Coisas interessantes (e boas) da capital do Camboja:
Mas ok, é época de Natal, então vamos mudar radicalmente este post para falar de algumas coisas BOAS que encontrei em Phom Phem. Apesar dos motoristas sempre quererem te sacanear, as pessoais são muito sorridentes e simpáticas, como que querendo esquecer o passado cruel.

Abaixo, algumas fotos da minha estadia em Phom Phem, inclusive da visita a uma vila flutuante do Camboja, onde milhares de pessoas moram sobre as aguas.


O único jipe que vi na Ásia! Essa vai para o pessoal do Joinville 4x4!

É engraçado ver os monges budistas cruzarem a cinzenta Phom Phem com suas roupas laranjas

Por do sol em uma das vilas flutuantes do Camboja, onde milhares de pessoas vivem em casas sobre a agua.

Criançada em uma escola que visitei nas vilas flutuantes. Vivem ali e estudam ali, sempre sobre as aguas.


 É isto! Este é meu ultimo post antes do Natal, então desejo a todos os leitores um FELIZ NATAL repleto de muita alegria e felicidade!
Um forte abraço, até o próximo post!

20 comentários:

  1. Primeirao de novo!!!

    To indo pra Mafra, ok?

    Show o post!

    Bjo,

    George

    ResponderExcluir
  2. Gente, que loucura, Jean!
    Acho que eu ficaria chocada e choraria litros num lugar desses. A "energia" do lugar não deve ser nada boa.

    O que as pessoas são capazes de fazer por poder, né? É deprimente! E o contexto histórico que você coloca nos textos está excelente! Parabéns e keep going!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Primoooo que horror!!! Quanto crueldade...

    Que lindo vc no meio das crianças!!!! rs

    Feliz Natal à vc também!!!!

    Beijus

    ResponderExcluir
  4. Preciso dizer que ri com o fato de vc ter cara de quem fuma!!

    Mas nossa, as vezes a gente nao sabe quanta crueldade ainda existe no mundo e só de ler esse tipo de coisa dou graças a Deus de morar num "país de terceiro mundo" como Brasil...

    Feliz Natal amigo do avião!!! Pense em mim no natal, pq enquanto todos jantam e se divertem, eu estarei parada no frio em um parque de diversão com um sorriso Barbie na cara 24 hrs sem presentes, nem familia, nem uma casa aconchegante!!! Pareei

    Beijos Jean

    ResponderExcluir
  5. Cara, show de bola o post... talvez o mais "enigmático" até agora... muito interessante... o pessoal aqui quer saber se vc levou a BARSA inteira, ou ta pesquisando na internet, toda essa história? hehehehe...

    Estamos em Mafra e hoje vou me vestir de Papai
    Noel e sair pela cidade distribuindo balas e pipoca. Nosso afilhado nem sonha que vou chegar na noite de Natal aqui na casa dele, hehehehe....

    Cara, um Feliz Natal pra vc, onde quer que vc esteja... nós estamos todos pensando em vc sempre, e teu presente ta guardado!

    Grande abraço

    George (e Daniela, que nao pára de falar do cunhadex, hehehe....)

    ResponderExcluir
  6. Sinistro esse último post, ainda mais com aquelas caveiras de ilustração... hehehe..

    Se tá ruim aqui no Brasil, com essa politicada corrupta, imagina pra esse pessoal aí.

    Mas cara, como hoje é dia 24, quero te desejar um feliz natal, e já aproveito para desejar uma ótima festa de final de ano pra você, seja aonde você estiver no momento da virada de ano, hehehe.

    Grande Abraço!

    Fábio R. Steuernagel

    ResponderExcluir
  7. Jean:
    Esse post mostra que vc procura conhecer bem tudo o que exist nos lugares, seja bom ou ruim. Eh isso ai, nem tudo sao flores no caminho e vc vai perceber que existe muita maldade neste mundo. Mas o importante eh vc ser bom e seguir teu caminho. Te desejamos daqui um Feliz Natal e um novo ano muito feliz.
    Papi e Mami.

    ResponderExcluir
  8. Vc não me conhece, mas confesso estar com uma "invejinha" de ti. Estou te acompanhando, aproveite bastante e continue postando. Muito bom.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Jeannnnn
    Nossa quanta informacao!!! Muito triste.
    Ai que percebemos como o Brasil e maravilhoso.
    Muitos beijos no coração.
    Super 5

    ResponderExcluir
  10. Carinha, to indo pra barra velha e camboriú agora, ok... é dia 27/12... to no escritório, vim ver como estao as coisas...
    vou ficar sem internet ate dia 5/01, provavelmente...
    a gente se fala.
    bjo
    George

    ResponderExcluir
  11. oiiee
    mostrei teu blog pro meu irmao ele achou mt legal..vai acompanha tua viagem tbmm
    alias ele se interessou pelas passagens rtw...
    se cuidaaaa ai..
    bjs
    saudades

    ResponderExcluir
  12. Olá Jean....sou de Jlle e vi uma reportagem sobre voce na revista UNIT e resolvi checar já que adoro viajar também.... e adoreii o blog... já li todos os posts e até divulguei no meu facebook... está de parabéns pela corajosa iniciativa, estarei te acompanhando por aqui... Boa sorteeeeee!

    ResponderExcluir
  13. Oiiiii primuxooooooo!!
    estou aki pra dizer que seus posts estao cada dia mais show de bola...interessante mesmo...
    Eu e o Jonata queremos desejar a voces desde já um otimo ano novo, que Deus abençoe seus novos planos..seus sonhos....seus desejos...tudo de bom pra vc, pois vc merece...
    continue esse primo tao simples...tao simpatico e alegre!!

    grande abraço de seus primos
    michele e jonata

    ResponderExcluir
  14. Oi Jean..
    DESEJAMOS A VC UM FELIZ ANO NOVO.
    APROVEITE.
    BEIJOS
    NATI E ROBSON.

    ResponderExcluir
  15. E aí, mano... to aqui em Barra Velha... é dia 30/12... ontem estivemos em Gov. Celso Ramos, no apto do tio Robson... muito legal... só festa...

    Bjos
    eu te ligo amanhã
    (ah, saiu reportagem tua no AN... vou comprar).

    George

    ResponderExcluir
  16. Ooi Jean!
    Muito triste a história. Deve ser dificil ver tudo isso e não se abalar.
    Estamos todos acompanhando seus posts, com muita saudade de você hehe
    Feliz 2011, que tenhas um ano novo maravilhoso!

    Beijoos, querido! Fica com Deus.

    Michele B.

    ResponderExcluir
  17. esqueci de falar...
    tais chique demais eihm? saindo em jornal e tudo haha

    beijooos

    Michele B.

    ResponderExcluir
  18. FELIZ 2011 QUERIDO
    TD DE MELHOR PRA VC
    QUE DEUS TE ABENÇOE E PROTEJA
    BEIJÃO
    MARISTELA E FAMILIA

    ResponderExcluir
  19. GEORGE E DANI: Que nada, a maioria da informacao ou vem do local que estou visitando ou do Guia mochileiro Lonely Planet, que eh otimo! Acho que nunca mais viajo para um pais sem ele. Ajuda muito a economizar e fazer o melhor, muito bom.
    NANDA: Valeu Nanda! Sim, Phom Phem foi a cidade mais triste ate agora. Mas foi bacana entender toda aquela historia.
    AMANDINHA: Prima, obrigado! Essas fotos sao todas alteradas no Photoshop antes de serem publicadas, mas psiu, nao espalha! auhahuhuahuhu
    MAIRA: Dae maluca! Nem fala, o meu Natal foi de cama, fiquei doente e tava em Phom Phem ainda, cidade mais triste. Mas o ano novo foi legal, encontrei um monte de brasileiros malucos perdidos no mundo e nao sabendo direito pra onde ir(que nem voce)
    Beijo
    FRAN: Valeu mesmo, muito legal! Mas fiquei sabendo que saiu apenas no A NOticia, saiu na Unit tambem? Um abracao, tudo de bom!
    SEM NOME MESMO: Obrigado! Criativo seu nick hahahaha Sempre que quiser fica a vontade para comentar, voce nao imagina o quanto isso me motiva na viagem! Um abraco!
    NATI E ROBSON: Pra vcs tambem! Sempre que escalo um morro aqui lembro adivinha de quem? Do meu tio escalador, claro! Um abracao para os dois, saudades!
    MARISTELA E FAMILIA: Pra vcs tambem! Tudo de bom nesse ano!

    ResponderExcluir
  20. Jean, eu não leio tudo, pois estou sem tempo, mas me emocionei com essa foto tua com as crianças...
    saudades, feliz ano novo!!!
    beijos

    ResponderExcluir