sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Trekking no Nepal

Mas primeiro.... o Onibus dos Horrores:

A saida de Varanasi, na India, para chegar ao Nepal foi de uma maneira inesquecivel. Ate demais.
Ja havia pego um trem noturno indiano para chegar a cidade de Varanasi, e, por falta de vagas e para economizar grana, dormi na segunda classe, dormindo com uma galera em camas suspensas nos corredores do trem.
Mas viajar no onibus que leva da cidade de Varanasi ate a fronteira do Nepal, e depois ate a cidade de Pokhara, foi demais.

Todos os onibus sao bastante coloridos. Seria para alegrar os passageiros?



Tudo comeca com voce entrando em um onibus onde os assentos sao para meia pessoa. Ou seja, ate um sujeito magro como eu fica com o corpo ''duelando'' com o cidadao do lado, com um ombro empurrando o outro.
Para melhorar, imagine um onibus que nao parte ate que esteja COMPLETAMENTE cheio. Isso mesmo. Na India, nos onibus locais, nao tem essa de partir no horario combinado (no meu caso, 9:30 da noite para uma viagem noturna ate a fronteira).

La, o onibus apenas parte depois que nao houver um unico lugar sobrando. Mesmo. E sem contar as malas, que vao ou no seu colo ou no meio do corredor, sendo pisadas pelas pessoas.

Adicione a ausencia de encosto para a cabeca (o que te obriga a dormir com a cabeca no assento da frente), um motorista que busina o tempo inteiro (mesmo), alguns onibus tombados no caminho da perigosa estrada ate a fronteira, e 22 horas de puro deleite (22!!!!).

Imaginou? Foi com certeza a pior viagem de onibus da minha vida. Eu jurei nunca mais reclamar da Transtusa ou da Gidion.

Apos quase 1 dia dentro do onibus, espremido entre um senhor gordinho de bigode (foi sacanagem de alguem, podia ser alguem magro tambem!) e uma senhora com uma crianca no colo (que claaaaaro, chorou durante algum tempo), finalmente cheguei a fronteira do Nepal.

Apos as burocracias de praxe, rumei para a cidade de Pokhara, no Nepal, conhecida por ser a base dos trekkings mais bonitos e famosos do planeta.

Pokhara, a Bariloche da Asia:

Pokhara lembra demais a cidade de Bariloche, na Argentina. Fica a beira de um lago muito bonito, tem as ruas principais com varios restaurantes e comercio e, ao fundo, o melhor.

A cidade fica localizada aos pes dos Himalayas, mais precisamente da regiao dos Annapurnas, uma regiao dos Himalayas conhecida pela beleza, pela parque nacional que a cerca (Parque Nacional dos Annapurnas), e pelos excelentes trekkings que comporta.

Depois da viagem no busao, essa cidade pareceu o paraiso pra mim!


Daqui partem expedicoes pelos Himalayas, o que inclui as maiores montanhas do planeta, muitas acima dos 8.000 metros, e apenas um pouco mais baixas que o Everest (que nao fica aqui em Pokhara, fica mais ao Norte do Nepal).

Para se ter uma ideia de como o Nepal representa quase o teto do mundo, 7 das 10 maiores montanhas do mundo ficam aqui, o que atrai escaladores profissionais e turistas interessados em trekkings pelas montanhas, de nivel facil, medio ou dificil.

Comprei alguns equipamentos basicos nas ruas de Pokhara e me inscrevi para um dos trekkings mais populares da regiao dos Annapurnas: a escalada ao monte Poon Hill, com 3200 metros de altura.

E la fui eu, que esperava aguas tranquilas e pouco esforco fisico nesta viagem, me aventurar na regiao dos Himalayas, em pleno inverno.

Trekking no Nepal - A escalada ao Monte Poon Hill

O trekking estava previsto para durar 4 dias. Acordei e logo pela manha, com um frio desgracado, fui encontrar meu guia, o Moku, para comecarmos a subir a montanha.

Peguei com ele o certificado (obrigatorio na escalada), ele pegou minhas bagagens (aqui os guias carregam sua principal mochila, yes!), e comecamos a subida.

Praticamente o caminho todo passa por estradas de pedra, ribanceiras e montanhas ao fundo


Eu pensava que era moleza subir a montanha sem precisar carregar muito peso. Ja que o guia leva a mochila grande, o peso nas costas nao se torna um problema. Grande engano. A rapidez e o folego dos nepaleses esta explicado tambem por um fator que nao damos muito importancia, mas que acaba com voce em uma escalada: a altitude.

No caminho, tambem um pouco de neve. Inverno nos Himalayas, tava esperando o que, calor?

Eu via aquelas senhorinhas passando por mim carregando comida e muito peso nas costas, e andando o dobro da minha velocidade, enquanto quase me arrastava pelos degraus de pedra, e pensava ``Caramba, como elas conseguem?``

''Calma Jean... calma. Se a ponte cair, voce nao morre. No maximo quebra uma perna'' Motivacao para atravessar!

No caminho, tambem passamos por diversas vilas, onde se conhece o verdadeiro Nepal. Ali, locais lhe oferecem o masala chai, um tipico cha (por sinal muito bom), e o saudam com o tipico ``Namaste``.
A saudacao Namaste usada pelos nepaleses tem por todo o caminho, e substitui o ``Oi`` e o ``Tchau`` que sempre usamos.


Vire sua cabeca e leia uma bela mensagem sobre o Nepal!

Subir as montanhas carregando de tudo, de comida a roupas, eh uma necessidade e ate uma profissao para os nepaleses. Seguida por mulheres e idosos

Nas vilas, apos algumas horas de caminhada, eu e o Moku (Moku... Nepal... palavras que sao um prato cheio para piadinhas infames hein) paravamos e ficavamos batendo papo com os locais e tomando um cha.
Incrivel como o povo nepales, principalmente este pessoal que vive nas vilas, eh simples e muito simpatico.
As mulheres nepalesas sao muito baixinhas! E o povo nepales.... gente finissima!

 Apos muita subida e cansaco, chegamos quase ao topo do Poon Hill, onde muito cansado por causa da altitude (ja acima dos 3000 metros), descansei em um quarto das vilas (eles cobram 1 dolar por noite. O Nepal eh muito barato!) para, no dia seguinte, chegar ao topo realmente.

Detalhe que acordamos as 5:00 da manha para ver o nascer do sol no topo e enfrentamos um frio danado para chegar ao topo, o que me fez pensar novamente na sina desta viagem, que, raios, ja me fez acordar de madrugada muito mais vezes do que preciso acordar em um ano quando estou em casa.

Mas, como nas outras vezes, valeu a pena.


No topo do Poon Hill, com os Himalayas ao fundo. Brrrrr!

O nascer do sol no Poon Hill, a 3200 metros de altura, se torna bonito demais com os Himalayas ao fundo.


Nascer do sol no Poon Hill

E, embora o dia estivesse um pouco nublado, ainda assim conseguimos ver bem de perto os Himalayas com toda a sua imponencia. Demais!


No topo do Poon Hill com o guia Moku, e a camiseta do Brasil!

Por fim, arrumamos as malas e descemos novamente o Poon Hill pelas escadarias de pedra.
Escalar o monte valeu muito a pena pelas vistas mas, sinceramente, muito mais por conhecer as vilas e o povo nepales. O verdadeiro Nepal esta aqui!

Por fim, ainda fiquei sabendo que um dos passeios mais populares (e dificeis) aqui nos trekkings do Nepal eh ir ate o acampamento-base do Everest, a cerca de 5000 metros de altura. Um trekking dificil que dura de 14 a 20 dias, mas que alguem preparado, mesmo nao sendo profissional e sim apenas um turista, pode fazer.
Quem sabe daqui a alguns anos.... alguem topa ir junto?


O Egito ta bombando!

Antes de acabar o post sobre o Nepal, preciso falar sobre a situacao no Egito.

Ha alguns dias ja havia sido alertado que o Egito, meu proximo destino de voo depois da dupla India/Nepal, nao estava muito bem politicamente.

Mas foi apenas quando estava na vila de Ghorepani, a 3000 metros de altura, que resolvi acessar em um computador super simples (e lento... e ruim) meus emails para falar com a familia e acabei sabendo. Sei la porque, acessei o site Globo.com e, pela primeira vez na viagem, fiquei realmente assustado.

Nas principais noticias do site (e depois fui ver, na Folha.com tambem), os comentarios eram sobre a revolta no Egito que busca retirar o presidente/ditador do poder, com toques de recolher das 3 da tarde ate as 7 da manha, com tanques nas ruas, e com toda a comunicacao (inclusive internet) sendo cortada pela governo, que buscava (e busca) conter os animos. Dois jornalistas brasileiros ainda foram presos e depois expulsos do pais, em um lugar onde uma guerra civil parece questao de tempo.

Se torna bastante normal em uma viagem viajando sozinho surgirem problemas, como alguma pequena doenca (como febre ou dor no estomago) ou a perda de algum objeto. Mas estas situacoes podem ser facilmente resolvidas se voce tiver apenas uma coisa: o controle da situacao (o que nestes problemas inclui o medicamento correto e os principais objetos, como passaporte, cartao e dinheiro, sempre com voce).

Mas pela primeira vez na viagem, senti que tinha um baita problema (uma viagem em alguns dias marcada para o Egito) e um problema que nao podia resolver naquele momento (a mudanca da passagem, que precisava de uma ligacao em um local onde o celular nao pega), o que me fez perder o sono naquela noite e foi bem complicado.

Desci bem rapido a montanha no dia seguinte, e eu o Moku cortamos caminho por alguns lugares, para chegar o quanto antes em Pokhara, uma cidade com infraestrutura, e poder fazer alguma coisa com aquela situacao que tanto incomodava. Caramba, eu estava indo em 5 dias para um pais prestes a entrar em guerra! E onde eu estava? A 3000 metros de altura, sem a comunicacao adequada.


''Isso ai, bora capturar mochileiros! Eles valem o dobro de pontos!''


Na minha mente, comecei a imaginar lugares entre a India (local de partida do meu voo) e o Marrocos (destino que tomaria depois de passar pelo Egito.)

Que tal a Tunisia como alternativa de viagem? Nao... esta tao perigosa quanto o Egito... Argelia? Tambem nao parece dos melhores. Aquela regiao inteira esta complicada.

Apos muito correr atras, ligar e esperar as respostas por email, alem de buscar elaborar um roteiro que fosse condizente com o proposito da viagem (uma viagem de volta ao mundo) mas que fosse seguro, optei pela... tcharam... Turquia.

E deu tudo certo! A troca foi aceita pela companhia (que por sinal sequer cobrou multa, respondendo que a situacao no Egito esta ``critica``) e ficarei agora 21 dias conhecendo este pais (Turquia), talvez indo para a Grecia ou Bulgaria tambem.

Ja comprei o guia e estou preparando um roteiro pela Turquia para contar boas historias a voces.

 Espero que o pais valha a pena, tendo em vista a Depressao Pos-Egito (ter que reelaborar um roteiro que voce criou por meses para ser magnifico acaba com sua moral.)

Mas ja esta tudo otimo, nao vou conhecer as piramides, mas fica pra outra. Quem sabe na Turquia nao tenha algo especial esperando? (seriam kebabs?)

Um abraco, ate a Turquia! (e adeus Egito, quem sabe um dia...)

21 comentários:

  1. Hehehehehehe, primeirão a escrever:
    e primeirão a se inscrever para o trekking no Himalaia.
    Valeu filho, curta estas "agruras" aí.
    Beijao.

    ResponderExcluir
  2. Ahh quase q fui primeira ahahaha.. mas até ler tudo, teu pai foi mais rápido! ehehe
    Bom primeiro quero dizer que to pensando em me mudar pra Nepal, aí finalmente vo me sentir ALTA!! hauhauhauah segundooo... nada de depressão ai menino!! Com certeza vai ser muito interessante a Turquia tbm! como sua mãe falou esses dias, fazemos um roteiro, mas Deus faz outro e com certeza deve ter alguma razão ;)
    então animo aiii e esperamos as novas aventuras..
    ahh "obs": tá neguinho eim!! hauhau
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse ônibus no Nepal deixa um pouco a desejar, até o Verdes Mares parece ônibus de primeira linha..Vou parar de reclamar um pouco dele..ehehe
    Quanto ao Trekking, acho que meu preparo físico só da pra ir até o Zoobotânico..ehehe
    aaaa..eu já andei pesquisando tem um monte de estilos de dancinhas pra tu aprender (Horon, Zeybek, Kiliç-kalkan)..ahuahauhau
    já tens o que fazer..

    Bjssss
    se cuida
    Saudades!!!

    ResponderExcluir
  5. Mateloto!!!!!!
    Que baita problema nada.....valá, valá, valá......Dio santo vé....parece alguém que conheço que era assim....ehhehhh...problemas tem esse pessoal que andou visitando. No máximo iria ficar mais uns dias por esses lugares maravilhosos e lindos que apresentasse dentro de um ônibus tão alegre como eles têm. Parecido com aquela ilha no lago Titicaca no Peru que visitamos. Lembra? Onde tinha aquelas pessoas subindo morro acima carregando as coisas nas costas e os homens fazendo crochê..hehehh.
    Muito show as fotos. Aposto que foi uma japa que bateu??? Falar em foto cuidado para não perderes. É uma relíquia de tua viagem. Depois do acontecido que tal postar no faccebok?
    Fran vê se vai logo então....risos...
    Muitos beijos e enorme super 5
    Vê se consegue ficar na casa de uma família turca. Depois conta os detalhes. Háhhhh, e não deixe de tomar o famoso banho turco....hehehhe risosssss
    Sua gatinha do coração

    ResponderExcluir
  6. Turquia é um lugar maravilhoso.. principalmente para a minha área!
    Vou ser obrigada a te pedir um favor..
    Poderias bater foto das decorações e palácios que existem lá? Ficaria muito grata hehe

    Beijoos, mon petit

    p.s. avacalhasse com a menina ali né? coitada, teve que ficar debaixo do teu braço.. não sei como não caiu dura uahuahuahuhua

    ResponderExcluir
  7. {FRANciele}

    Hola muchacho!
    Que bus de filme de terror..vc viajou. Ah e quanto a vc ir para a Turquia, vou usar frase clichê:Nada é por acaso.Depois vc conta as novidades pra nós XD. Se cuida por aí!

    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Nepal... Moku... e ainda tu não quer que teu irmão fique te zoando? Pacabá...

    Só consegui deixar recado agora, tá meio corrido aqui...

    Quanto ao post, só esqueceu de FALAR e AGRADECER aos familiares que ficaram HORAS pesquisando roteiros pra ti na internet, seu mochileiro... vou te mandar pro EGITO pra tu ver como é bom, hehehehe...

    Istambul é maravilhosa. Vá nas mesquitas e no mercado deles, que é embaixo da terra... muito legal... e pechincha muito, porque eles são fogo!

    No mais, tá tudo certo por aqui... não desanima não... HOJE o Egito já amanheceu normal, creio que daqui a uns 15 dias, como te falei, a situação volta a ser o que era e vc ainda pode acabar parando no Egito...

    Quanto a Turquia, nao vá pra Bulgária, vá pra Atenas (portuária)... é perto de Izmir (portuária) e vale muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito a pena!

    Grande beijo nessa careca,

    tás neguinho, hein?

    George
    (tá até com cara de asiático já...)

    ResponderExcluir
  9. Caro”muchacho de rali”!!!
    Nem pense ir às ilhas Gregas com esse frio que está na Europa.
    A melhor época para se visitar as ilhas Gregas é de abril até a primeira quinzena de outubro. Depois acaba a festa, tudo e, em algumas ilhas gregas você não encontra viva alma nas ruas.
    Escolha outro lugar meu Brother.....
    Mãe também é cultura... ehheh

    ResponderExcluir
  10. OI JEAN.

    Aproveita esta mudança de percurso na sua viagem, nem tudo precisa ser seguido a risca.

    A gente pode se surpreender com resultado. Continue ....em frente.....estamos com voce.

    Beijos
    Nati

    ResponderExcluir
  11. E aeeee moço!

    Esta gostando da viagem?!Acho que deve estar sendo uma coisa incrivel!! Pelo pouco q pude ler vc esta causando no busão! hauahuah brincadeirinha...

    Qdo voltar conte qto gastou nessa loucurinha basica..!! bjs

    ResponderExcluir
  12. Tadinha da menina!!! Vc tava de desodorante né!!!! rsrs

    Foto lindaaa do nascer do sol...

    Vc ainda vai ter muuuuuuito tempo para conhecer as pirâmides!!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Jeanzitooooo!!!!
    Fora a saudade de você, tôadorando essa sua viagem\O/ Assim posso conhecer várias culturas e lugares diferentes apenas acompanhando tudo por aqui.Uhulllll!!! Adoro viajar sem ter que gastar um centavo(Pensamento de turco...hehehehehe!!!)
    Se cuida, querido! Um beijão e estamos todos esperando pra ouvir o relato de suas aventuras, comendo aquele delicioso camarão do BOKA'S, ok?
    Fica com Deus,meu fioooo!
    Bjo
    Neide

    ResponderExcluir
  14. Meu Deusss como vc ta bronzeadoo... eu em pleno verão e vc ta mais preto que euuuu... hahaha
    Comentado só pra dize que já me escalei para ir até o acampamento do everest!! hahaha

    Andei procurando no google o que fazer na turquia e aqui vão algumas sugestões:

    "Não se esqueça de ir ao Mercado de Istambul, mergulhar no Mar Egeu, visitar museus, ir às Ilhas Príncipe, descobrir locais históricos ... na Turquia, as possibilidades são muitas e variadas. Claro que não se pode esquecer de visitar o Museu de Santa Sofia de Istambul, bem como a Mesquita azul desta cidade. Obviamente que, depois de um duro dia de visitas, de andar, de observar mil e uma coisas, nada melhor que relaxar-se num "hamman", o banho turco !!!"

    Depois me conta como é esse tal banho turco, e se a agua do mar egeu é quentinha...

    Vai com Deus...

    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Jean,

    A música sensação aqui do momento é essa (refrão):

    "Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
    Não vou, Não Quero Não.
    Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
    Não vou, Não Quero Não."



    Então, pro EGITO, pensa nela...

    Vai não!!!!


    bjos

    George

    ResponderExcluir
  16. Para matar a saudade.....

    "No dia em que eu saí de casa
    Minha mãe me disse:
    Filho, vem cá!
    Passou a mão em meus cabelos
    Olhou em meus olhos
    Começou falar
    Por onde você for eu sigo
    Com meu pensamento
    Sempre onde estiver
    Em minhas orações
    Eu vou pedir a Deus
    Que ilumine os passos seus...
    Eu sei que ela
    Nunca compreendeu
    Os meus motivos
    De sair de lá
    Mas ela sabe
    Que depois que cresce
    O filho vira passarinho
    E quer voar...
    Eu bem queria
    Continuar ali
    Mas o destino
    Quis me contrariar
    E o olhar
    De minha mãe na porta
    Eu deixei chorando
    A me abençoar...
    A minha mãe naquele dia
    Me falou do mundo como ele é
    Parece que ela conhecia
    Cada pedra que eu iria
    Por o pé
    E sempre ao lado do meu pai
    Da pequena cidade
    Ela jamais saiu
    Ela me disse assim:
    Meu filho vá com Deus
    Que este mundo inteiro é seu"...
    (...)

    ResponderExcluir
  17. Oi primoooooooooo
    saudadess de vc
    Volta logoooo heinn!
    O gostei do caminho das pedras, fabuloso!
    fantasticooo!

    ResponderExcluir
  18. oie!!!!
    nossa que aventuras hein...
    22 h de viagem num onibus do terror, trekking ( que a proposito topo de fazer o do himalaia)...
    e as mudanças derrepentes de destino...
    isso me lembrou de uma passagem biblica]:
    'os homens podem fazer planos mas a resposta final vem de Deus" Pv. 16:1.
    tomara que seja uma troca compensadora.

    boa aventura , fique com DEUS.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Oi gato
    obrigado pelo carinho de lembrar do meu aniversário...por isso q eu te adoroooooo...
    q Deus continue abençoando teus passos nesta aventura maravilhosa
    um super beijo
    bjos da prrrrrima
    Maristela

    ResponderExcluir
  20. Pode ir pro Egito Jean, o povo de lá já expulsou o seu ex-presidente, tudo para você desfrutar de uma estadia mais confortável naquele país.

    Claro que os impasses políticos também tiveram certa relevância para que isso acontecesse...

    Abraços cara, se cuida!

    ResponderExcluir
  21. Meeeeeeeeeeeeeeeeeeu..... o caldo de peixe de ontem tava tãããããããão bom.... ah, vc não tava aí, né? Que pena, hehehehe...

    Falta pouco mais de 20 dias... não esquenta...

    Abraço,

    George

    ResponderExcluir