quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

De aeroportos a Auckland, capital da vela

Aeroportos

Apos se despedir da familia e amigos, me preparei mentalmente para a maior odisseia aerea da minha vida.
E ela comecou no aeroporto de Curitiba, quando tomei o voo para Sao Paulo e fiquei 6 horas esperando para embarcar no voo para Houston, nos EUA.

Como minha passagem de volta ao mundo tem a maior quantidade de escalas possivels (justamente para ser barata, eu acho), acabei tendo de comprar um ticket que, antes de chegar na Nova Zelandia, vai ate os EUA, faz uma escala dentro do proprio EUA, para so depois ir para a Terra dos Kiwis.
Assim, apos as 6 horas em Sao Paulo, embarquei para Houston, pegando um aviao onde fiquei bem debaixo da saida do ar condicionado, consequentemente passando frio a noite inteira mesmo com 3 cobertas e muitos casacos. Chegando nos EUA, deitei no primeiro banco que vi e dormi como um anjo por algumas horas.

Em Houston,  fiquei mais 6 horas no aeroporto, ja cansado pelo voo anterior e quase cambaleando pelos corredores.
Depois, embarquei novamente para pegar um voo (o terceiro) ate Los Angeles, e la ficar mais 5 horas em um aeroporto nao la muito seguro ate pegar o voo para a Nova Zelandia.
Ocorre que, apos mais de 24 horas entre aeroportos e voos, o ultimo voo resolve, (tcharam!), atrasar duas horas e meia!

Isso mesmo, dos 4 voos que peguei, o ultimo conseguiu ser o UNICO de todos os voos naquele momento no aerporto de Los Angeles que atrasou 2 horas e meia!
Tentei minha ultima cartada, ao colocar toda a minha simpatia num sorriso, e falei para a atendente da Air New Zealand:
- Como eu faco para conseguir um upgrade para a classe executiva?
Ela me olhou com aqueles olhos que a terra ha de comer e disse:
- Pagando.
 Desanimado, fui para as cadeiras do aeroporto, que sempre me recepcionaram tao bem nesta saga de aeroportos.
Minha sorte foi que o celular tinha despertador, porque literalmente deitei nos bancos do aeroporto e somente fui acordar 15 minutos antes da chamada do voo.
Assim, quebrado e meio grogue com o porre nos aeroportos, embarquei no ultimo voo para atravessar o Pacifico e chegar ate a Nova Zelandia!

No voo, uma coisa muito boa. O atendimento era excelente, e ate vinho serviram. Nao pensei duas vezes, pedi um copo (que a aeromoca gentilmente encheu ate a boca) e, pensando no dia 29 de Novembro de 2010 que jamais viveria (porque o aviao iria ultrapassar a Linha de Data, e consequentemente 'avancar' um dia no tempo), disse
- A todas as coisas boas que aconteceram no dia 29!
Tomei o vinho e depois nao lembro de mais muita coisa. Dormi muuuuito bem essa noite e somente fui acordar no outro dia (dois dias depois na verdade), com o cafe da manha sendo servido.
Estava chegando na Oceania, pela primeira vez na vida.

O aeroporto de Auckland foi tranquilo, e a eficiencia dos neozelandeses ficou evidente desde o comeco.
O unico pequeno problema foi o oficial da alfandega, que comecou a me perguntar porque diabos minha passagem tinha tantas escalas.
- Nao era mais facil vir pelo Chile? - falou o engracadinho
- Era... mas era bem mais caro tambem. - respondi
Ele esbocou um leve sorriso, o que por alguns segundos me fez odiar aquele cidadao, e me deixou passar tranquilamente.
Peguei a Amelia na esteira de bagagens e sai pela porta do aeroporto, surpreso com o dia nublado que surgia na minha frente.

Auckland, a capital economica da Nova Zelandia

Chegando em Auckland, fui imediatamente procurar hospedagem. A chegada foi tranquila, e durante o primeiro dia (cheguei 7 horas da manha) procurei nao dormir, o que me fez andar como um zumbi pela Zona Portuaria da cidade, que tem coisas interessantes. Abriga a maior marina do mundo (com cerca de 1.800 barcos) e o Museu Maritimo, alem de ser muito bonita.
O Museu Maritimo eh um show a parte, e boa parte da historia da Nova Zelandia eh entendida ali, em um pais que tem uma forte ligacao com o mar.

Basicamente, o Povo Maori, vindo das Ilhas Polinesias, utilizou sua grande capacidade no mar para chegar a Nova Zelandia a cerca de mil anos atras e permanecer ali. Mais tarde, ali pelo seculo 17 e 18, os europeus chegaram com suas embarcacoes, mas nao ficaram muito tempo, pois nao viram interesse economico. Foi soh com um cidadao chamado James Cook que os europeus comecaram a aportar nas duas ilhas que compoem a Nova Zelandia, explorando e formando colonias.

Desnecessario dizer que os europeus entraram em guerra com o Povo Maori (isso me lembra Avatar), exterminaram a maioria e, somente agora, seculos depois, os maoris estao tendo as terras roubadas pelos europeus de volta.
Interessante que os neozelandeses nao consideram os europeus os descobridores de sua nacao, mas sim os Maoris, sendo que sua cultura ainda eh bastante preservada.

A Nova Zelandia entao evoluiu, com sua cultura maritima muito forte, que influencia a paixao atual do pais por vela e esportes maritimos.
Atualmente, a Nova Zelandia tem diversos titulos de esportes maritimos, e ja teve um dos maiores velejadores da historia, o Sir Peter Blake.

Para quem nao lembra, o proprio Museu Maritimo de Auckland refresca a memoria, ao dispor que Sir Peter Blake, uma especie de Ayrton Senna dos neozelandeses, era um apaixonado pela Floresta Amazonica, e foi morto em 2001 em Macapa, no Brasil, apos reagir a um assalto a seu barco, levando dois tiros nas costas. Uma triste lembranca para o pais deles, e para o nosso tambem.

Estou neste momento em Auckland, onde vou ficar mais alguns dias.
Posto em breve sobre as atracoes dessa cidade, o que inclui um salto de 192 metros de altura de uma torre da cidade e ilhas fantasticas ao redor da baia desta cidade.