terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os magníficos templos de Angkor Wat

A saída de Bangcok, capital da Tailandia, para Siem Reap, um dos principais destinos do Camboja, foi tranquila até a fronteira.
Após, ficou evidente que o Camboja, como país, é muito mais pobre do que a Tailandia e não figura por acaso na lista dos mais miseráveis do planeta.

Enquanto estava dentro da pequena minivan que me levou atë este país, e enquanto olhava pela janela a enorme quantidade de crianças cambojanas pedindo dinheiro, uma coisa passou pela minha cabeça.
Estamos em dezembro e nesta época do ano a maioria das pessoas está se preparando para passar as festas nas lindas praias de Santa Catarina. Algumas vão para outros lugares do Brasil, também bonitos, e outros estão até mesmo indo para Europa, ou Estados Unidos, fazer uma viagem dos sonhos.
Então caramba, o que diabos eu estava fazendo no Camboja?

O Camboja é um país do Sudeste Asiativo que nas ultimas pesquisas de ONGs conseguiu a 166a colocação de nação mais corrupta do planeta, entre 180 países participantes. Ou seja, ficou apenas na frente das piores ditadures africanas.

Além disto, o passado recente do país demonstra sua vocação para tragédias, ja que na década de 70, sob a liderança de Pol Pot e a sombra de um partido polítido chamado Khmer Vermelho (não confundir com o Império Khmer), o Camboja sofreu uma das piores ditaduras que se tem noticia.

Para se ter uma ideia, na curta duração do Khmer Vermelho no poder, milhões de pessoas foram obrigadas, da noite para o dia, a irem trabalhar como escravos nos campos e lavouras do pais, enquanto os intelectuais eram assassinados simplesmente por... serem intelectuais. Assim, se voce usasse óculos, ou falasse alguma lingua estrangeira na epoca do regime, poderia ser considerado intelectual, o que era motivo suficiente para execução.

Embora sofrendo tanto nos últimos anos, o Camboja teve, mais ou menos entre os anos de 800DC a 1400DC, um império formidavel que exerceu grande influencia sobre o mundo e deixou maravilhas como herança cultural e arquitetonica, que em nada se parecem com o seu presente decadente e triste.

E era para ver toda esta rica e fantástica herança que eu resolvi ir para o Camboja, mais precisamente para a cidade de Siem Riep, terra dos templos mais bonitos que já vi.


Os magnificos templos de Angkor Wat.

A chegada em Siem Reap, a cidade mais turistica do Camboja, foi interessante. Na minivan, conheci um Esloveno que parece ser um veterano de guerra, uma garota da Malasia super perdida e engraçada e um cara da Coreia do Sul que, por usar capuz o tempo inteiro e não falar nada, me lembra muito o Kenny, do desenho South Park.


Kenny, Esloveno, eu e a Malasia


Juntos, acho que formamos o mais improvável dos grupos, e exploramos as ruínas e os templos de Angkor Wat juntos, o que foi muito bacana, já que todos eram gente finíssimas.
Acordávamos cedo e la íamos nós para explorar os templos, seja de tuk-tuk ou de bicicleta. E enquanto as centenas de crianças vinham pedir dinheiro, eu e a garota da Malasia sofríamos, já que tínhamos que ficar dizendo ``nao`` o tempo inteiro.

Curiosamente, elas nunca, mas NUNCA mesmo, vinham pedir dinheiro para o Esloveno, simplesmente porque ele olhava com aquela cara de quem um dia já portou um fusil Kalishnicov, o que fazia até as crianças mais corajosas ficarem com medo. E o Kenny... bom, o Kenny não falava nada, então ficava tudo certo pra ele.

Os templos de Angkor são a herança do Império Angkor, que caiu ali por 1400DC, sendo saqueado e roubado seguidamente por vários povos. Apesar disso, uma imensa estrutura de templos de pedra se estende por dezenas de quilometros, formando todo o complexo. Para se ter uma ideia do que foi Angkor, enquanto Londres tinha 50,000 habitantes, a cidade principal (onde fica o templo principal de Angkor) tinha mais de 1 milhão!


Templo dedicado a Shiva

Além disto, durante o período em que o Império durou, houve a influëncia de diversos povos sobre a cultura e a religião dos angkorianos (isso soa tão Jornada nas Estrelas...).
A principal das influencias  foi indiana, o que fez com que diversos reis de Angkor construissem templos venerando diversos deuses indianos.
O templo onde mais se ve esta influencia é o Templo das Mulheres, conhecido como o Templo de Shiva, onde diversas esculturas e construções fazem referencia a ela.



O complexo de Angkor é tão grande e há tantos templos fantásticos que fica impossível mostrar todos aqui. Mas outro dos principais é o templo Ta Prohm, todo coberto com árvores muito antigas.

Não bastasse ser um templo muito bonito, aqui foram filmadas cenas de alguns filmes famosos, dentre eles o primeiro Tomb Raider, com a Lara Croft sendo interpretada pela Angeline Jolie.
Lembra dela correndo dentro de um templo bem no começodo filme? Pois então, foi neste templo

Curiosamente, foi este o templo que eu mais gostei, pela combinação de cores, estrutura e árvores. (Ah, vai lá, e também porque imaginar a Angelina correndo de shortinho ali náo é nada mau),


Templo Ta Prohn, local das filmagens de Tomb Raider

Nosso último dia em Angkor foi reservado para o gran finale, ou seja, para o templo principal do império, que é conhecido como Angkor Wat e é o que mais aparece em cartões postais e revistas de viagem.

Nossa ideia era acordar bem cedo para poder ver o por do sol no templo principal, que diziam ser fantástico.

Sério, acordar 4:30 da manha, pegar uma bike e partir com pessoas que voce acabou de conhecer pelas ruas sem iluminação do Camboja para visitar templos históricos foi algo muito maneiro de se fazer! Acredite!

Nascer do Sol. Valeu a pena quase se matar nas ruas escuras de Siem Reap!

Se valeu a pena? Da uma olhada na foto ai de cima, é fantástico! É nestes momentos que voce se pergunta porque lugares como este não são mais populares no Brasil, por exemplo, já que não se ve ninguém das nossas terras por aqui, mas um monte de europeus, asiaticos e africanos visitando.


Dentro do Templo principal de Angkor


O templo principal de Angkor é gigantesco e deixa qualquer castelo europeu no chinelo! Além disto, toda a regiáo fica no meio de um parque nacional protegido, o que torna o negócio ainda mais bacana.


Dentro do Templo Principal de Angkor



No final, após visitar dezenas de templos, a vontade era de ficar ainda mais tempo em Angkor, ja que o lugar parece uma cidade e é incrível.
Mas é isto, é hora de partir!

Meu próximo post será sobre a capital do Camboja, e também sobre toda a pobreza que existe neste lugar, que é chocante e revoltante ao mesmo tempo.
Um abraço!

7 comentários:

  1. Oba... Primeiro a postar!
    Cara, muito maneiro esses templos todos, e legal que você conseguiu formar esse grupo inusitado de aventureiros.
    Só pra rir com o Kenny, realmente a semelhança é imensa... hahaha.

    Grande abraço Jean, e boas aventuras!

    ResponderExcluir
  2. Jean:
    Estamos tomando café da manha em Chicago. São 8 da matina, a neve caindo lá fora, um frio delicioso, lendo seu blog, rindo muito e com muitas saudades de você.
    devias ver a mãe e a Nezia dançando na neve ontem a noite. Compramos costela de porco assada, queijos e vinhos e fizemos aquela festa.
    Mande notícias para nos e para o mano.
    Te cuida filhao.
    Papi, Mami, Nezinha e Áureo.

    ResponderExcluir
  3. Angelina Jolie de shortinho tu vai ver...ahaha
    mas são muito bonitos esses templos..o pessoal da yoga deve estar adorando ver o templo de shiva..(vou mostrar pra minha madrinha essa foto)..
    ei..na foto com o grupo da pra ver a "opção moreno" no rosto...ahaha
    bjusss
    saudadeeees
    se cuida!

    ResponderExcluir
  4. Cara, to em jvlle de Volta. Dia 23 to indo par Mafra e volto dia 26. To no iPad, e eh dificil digitar mto ok? Abraco

    George

    ResponderExcluir
  5. OI querido....vc esta muito longe....nossa..., e nos aqui em Blumenau....gostei da história de Camboja,gostei da ultiams fotos, vc no calor seus pais no frio e nos aqui com calor e chuva...que diferença. Aproveite beijos.
    FELIZZZ NATALLL..
    BEIJOS
    Nati e Robson

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal Jean!!!
    Seja onde estiver fique com Deus.
    Muitos beijos e muita saude.
    Mae e Pai

    ResponderExcluir
  7. Guriiiiii!
    Acabei de te ver no jornal (ANoticia) aqui da terrinha!!!
    Que massa isso que tu fez!!!
    To me jogando pra NZ ano que vem!

    Bjooos
    e ótima viagem!

    Helo
    (ps.: a gente estudou junto no 2 ano no posi)

    ResponderExcluir