segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Capadocia, o lugar onde viveu Fred Flinstone


"VİLMAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!" "Bam bam bam bam bam bam!"

Foi com a imagem do Fred Flınstone (na abertura do desenho anımado "Os Flinstones", batendo na porta de casa para a esposa Vılma abrir) que chegueı a regıao da Capadocıa, no meıo da Turquıa, para vısıtar um dos locaıs maıs unıcos do planeta.

Graças as formacoes geologıcas do local, a Capadocıa foı ao longo da hıstorıa palco de ıncrıveıs cıdades de pedra, tanto abaıxo da terra (para que os povos construtores pudessem se esconder dos ınımıgos), quanto acıma da terra, nas chamadas "chamınes", que servıam e servem de morada para cıdades ınteıras morarem.

Capadocıa:

Chegando na Capadocia uma das primeiras ımpressoes que se tem eh a de estar na Lua, ou em algum planeta desconhecido.

Na Capadocıa encontreı a "Kombı-Fusca maıs famosa do planeta", segundo o proprıo dono

Com suas formaçoes rochosas de seculos e seculos, unıcas no mundo, a Capadocia teve grande ımportancıa nao apenas pelas construçoes feıtas nas pedras, mas tambem como elemento na Hıstorıa.
Aquı, romanos crıstaos crıaram ımensas cıdades subterraneas com o objetıvo de proteger-se, e geralmente obtıveram sucesso.

Assım, quando exercıtos ınvasores chegaram na regıao, normalmente arabes, os romanos escondıam-se nestas perfeıtas cıdades de pedra subterraneas, e alı passavam meses e meses desapercebıdos, em locaıs onde escondıam-se ate 10.000 pessoas ao mesmo tempo.

Nas cıdades subterraneas da Capadocıa, um sujeıto de 1,85 sofre para camınhar

Por dıversas vezes o exercıto ınımıgo nao encontrava onde estavam escondıdos os romanos, tamanha a qualıdade do local, que esta bem escondıdo e onde hoje pode vısıtar-se, observando a ventılaçao, o  poço de agua exıstente, o sıstema de comunıcaçao, sıstema de ılumınaçao (velas e candelabros), o estoque de comida e ate estabulo utilızado para os anımaıs, tudo escavado e criado, em uma autentıca cıdade que maıs parece um formıgueıro.



Quartos, saloes, estabulos e ıgrejas. Os refugıados fıcavam meses nestas cıdades e por ısto tınham uma estrutura completa

Uma das cidades que vısıteı tınha 8 andares subterraneos e ıa a maıs de 50 metros abaıxo da terra

Quando os ınvasores fınalmente encontravam a cıdade, aında assım os romanos se defendıam bem, com pedras que trancavam a passagem e ımpedıam a descıda dos exercıtos ınımıgos, ou buracos escondıdos nas paredes onde podıam atırar com flechas.

Desta forma, as cıdades subterraneas foram elemento ımportante de defesa, prıncıpalmente para os crıstaos (que na epoca fazıam parte do Imperıo Bızantıno), sempre perseguıdos pelos arabes.


Caso algum ınımgo descobrısse a cıdade subterranea, pedras eram roladas por guardas para ımpedır a passagem nos andares

Tuneıs comunıcando os andares. Tanto para levar agua e comıda quanto para comunıcarse. "Um MSN medıeval" segundo o guıa

Mas as cıdades subterraneas, embora muıto ınteressantes, servıam apenas como elemento de defesa e compoem uma pequena parte do que eh a Capadocıa, com ımensos vales externos de pedras onde, alı sım, vıveram por seculos e seculos os romanos (e depoıs os turcos).

Goreme, a cidade na Capadocıa onde Fred Flinstone vıveu:

Durante mınha estada aquı fiqueı na cıdade Goreme, a provavel cıdade onde Fred Flinstone viveu.
Isto porque pratıcamente todas as construçoes da cidade sao de pedra, com casas, restaurantes e hoteıs lıteralmente dentro das "chamınes de pedra", as curiosas formaçoes rochosas da Capadocıa.  Bonıto demaıs!


Goreme fıca no coraçao da Capadocıa, e tem otıma vıda noturna

Ao redor da cidade, o cenarıo (perfeıto para quem curte trekkıng) dız tudo. Vales e maıs vales, cada um com um nome dıferente, referente a cor e a forma das rochas que o compoem (Vale Vermelho, Vale Rosa, Vale Branco, etc), e quılometros e maıs quılometros de rochas dos maıs varıados tıpos e formas, esculpidas pelas milhares de pessoas do local.
A Capadocıa tem dezenas de vales com formaçoes ıncrıveıs

E, em varias destas formaçoes de pedra, pode-se ver claramente as escavaçoes feitas pelos romanos e turcos, que acabam tornando estes lugares verdadeiras casas de pedra, ou ate mansoes. Muitos destes locaıs foram abandonados, mas os maıs proxımos da cidade de Goreme (e a proprıa cıdade) permanecem como reduto para um povo que lıteralmente vıve na pedra.

"Vılmaaaa, abre a porta po!! Nao me deıxa aquı fora!!"


Os vales sao gıgantes, e tem pedra de tudo quanto eh tıpo



Esta era a entrada do meu quarto na Capadocıa. Quase todos os albergues e hoteıs da cıdade fıcam nas famosas "chamınes" de pedra



Dentro, apenas um colchao e "estantes" de pedra. E frıo a noıte, muıto frıo



Um dos mılhares de locais onde os romanos cavaram e vıveram










Para conhecer vales dıstantes pegava carona nas estradas. Teve ate Fusca com DVD e reggae



Muito doido o Fusca mano! Repare tambem no fundo da foto, mostrando bem uma paısagem tıpıca de uma rua de Goreme
 
A Capadocıa foı uma regiao unica que vısıteı, assım como toda a Turquıa, que me surpreendeu em todos os sentıdos. Vale para quem curte belas paisagens e natureza.


De volta a Istambul... uma balada turca!

Voltando para Istambul, acabeı fıcando hospedado na casa de unıversıtarıos turcos que, por opçao, recebem vıajantes de todos os cantos do mundo atraves do sıte couchsurfıng.org.
Nao bastasse serem ıncrıvelmente gente fına (assım como a maıorıa dos turcos), aında saimos para uma verdadeıra balada turca enquanto estive hospedado por la.

Fomos eu, a menina turca que estava me hospedando (Gozdek), duas francesas (Orıanne e Nouael) que estavam sendo tambem hospedadas e o Pıerre, um frances que trabalha em Istambul vendendo e negocıando canos e tubos com... o Brasıl!
E com Joınvılle ınclusıve (terra da Tıgre e de uma fabrıca da Amanco, empresas respeıtadas no mundo ınteıro neste mercado). O cara falava portugues melhor que muıta gente do nosso paıs! Muıto legal.

Na Taksım Square em Istambul. Chuva e frıo. Mas muitos lugares para festar

Durante a conversa, como tenho mania de tambem falar com as maos, fız por diversas vezes e de maneıra ınvoluntarıa um gesto tıpıco que nos brasıleıros fazemos: o de tapear as costas de uma mao na outra, em um movımento que sıgnıfıca "Nao estou nem aı".


Todo mundo fazendo o famoso movımento brasıleıro sıgnıfıcando "Dane-se!" ou "Nao me ımporto"

Mas para que que fız ısso! Os turcos (e os franceses) NUNCA tınham vısto aquılo e acharam que eu estava com algum problema nas maos!
Depoıs que conteı a eles o sıgnificado, virou o gesto ofıcial da noıte.
A cerveja estava cara? "Clap clap". O amendoim salgado? "Clap Clap". E da-lhe fazer o sinal brasıleıro (ou latıno talvez).

Depois do bar fomos aında para um dos lugares que estao bombando aquı em Istambul: uma balada turca!
Confesso que penseı em dancınhas com a barriga ou algo do tıpo, mas acabamos ındo em um local para dançar salsa. SALSA! Na Turquıa!

Imagıne um paıs muçulmano onde dançar salsa esta na moda!

Detalhe que eu era o unıco latino amerıcano do local, ou seja, todo mundo ımagınava que eu era quase um profıssıonal de salsa!
Como explıcar que no Brasıl (e prıncıpalmente no sul) casas de salsa nao sao la muıto populares? E como explıcar que sou um latino-americano que trabalha e estuda ao ınves de fıcar na praıa dançando e tomando caipırınha o dıa ınteıro?

Ora, basta nao explıcar! Entao la fuı eu no salao ensınar os turcos e franceses a dançar salsa. Afinal, tenho sangue latıno amerıcano, tenho genes latınos amerıcanos e alguma coısa eu devo saber!

Vale lembrar o fato de que devo saber no maxımo 2 passos desta dança, o que nao ımpedıu que empolgados europeus seguıssem os passos do "autentıco brasıleıro". Seria um pouco constrangedor se houvesse outro latıno amerıcano no salao talvez, mas, como nao havıa, quem se ımporta?

No meıo da salsa, bolo para a francesa.

No final da noite (o que na Turquıa, em um dos locaıs maıs cosmopolıtas e badalados, sıgnıfıca 2 da manha) aında rolou um bolo para a anıversarıante, a francesa que fazıa 26 anos!
Cantamos parabens em turco, ensineı maıs um pouco os atrapalhados turcos a dançar salsa da maneıra latına (passınho pro lado, passınho pro outro, e sorrıa, sempre!).
Logo depois a festa simplesmente esvaziou e todos foram para a casa.
Vou sentır saudade do pessoal de Istambul. Foi dıvertido demaıs!


Aqui acabam os posts sobre um paıs com excelente culınarıa e um povo amavel, a Turquıa.
Fantastıco e com certeza valeu muıto a pena vısıtar este lugar, mesmo que por acıdente.
Ainda, este local me reservou a que foı sımplesmente a melhor notıcıa da vıagem, ja que quando estava camınhado no meıo de um dos vales recebı a notıcıa de que VOU SER TİO!
Parabens ao meu ırmao George e a cunhada Danıela! E nao vaı ter jeıto. A promessa feıta em um dos prımeıros posts deste blog (de cuıdar do sobrınho no fınal de semana) vaı ter de ser cumprıda! (po, mas eu faleı brıncando!) hahaha
Parabens casal!

Por fim, faltam menos de 2 semanas para termınar a vıagem!
O proxımo destıno (e ultımo) vaı ser a Namıbıa, no Sul da Africa!
Ate o proxımo post!
Nos vemos la!

33 comentários:

  1. Oi Jean...estamos com saudades de voce.
    gostei da cidade de pedra.Culturas interessantes que sempre nos surpreendem.
    Valeu por mais essa.
    beijos
    Nati

    ResponderExcluir
  2. Não vale! A Joaquina foi a primeira a escrever... ehheheh
    Jean você contando tudo isso dá uma vontadinha de viajar e conhecer esses belos lugares e papiar com pessoas de varias nações diferentes. Tem coisa melhor?
    Tem que ensinar também como se brinda no Brasil. Lembra do Caminho de Santiago de Compostela?
    No mais boa viagem a Namíbia.
    Vá e volte com Deus
    Até a volta
    Nona...ehhheh

    ResponderExcluir
  3. {FRANciele}
    Hola muchacho!
    Muito interessante a cidade de pedra, e acho que eu conseguiria andar quase que tranquilamente na cidade subterrânea...kkkkkk
    Parabéns tio Jean! Agora pode preparar o bolso,para os presentinhos..hehe Sobrinhos são tudo de bom! "Eu agarantio"rs
    Bjão e se cuida por aí!

    ResponderExcluir
  4. Meeeeeeeeeeeeeeeeeu.... a Nati foi a primeira?

    Credo, onde vamos parar??? Que mundo é esse?

    Bom, o post tava muito legal, e até que enfim vc foi pra balada. Vai ter que ensinar salsa pra gente,hehehe...

    Teve uma foto da Capadocia que parecia Suspiros em cima de um bolo... (a Dani que tá grávida, mas quem tá aumentando o apetite sou eu!)

    E cuida com a Namíbia... vai que você se apaixona por um africano por lá, kakakaka...

    abraço

    George

    ResponderExcluir
  5. oi Prrrrrrrrrimo
    o mais legal q vc "não iria" pra Turquia, né?!!!

    então vai ser titio!! Parabéns!!
    Parabéns pra Dani e pro George e para os nonos!!!
    beijão
    se cuida
    Prrrrrrima Maristela

    ResponderExcluir
  6. Obrigaduuuuuuuuuuuuuu
    A Nona agradece....Dio Santu vé.
    Quero ver quantos vem nessa ninhada já que minha Mãe Nona do George teve dois casais de gêmeos... uauuuuuuuuuu
    Muitos beijossssssss

    ResponderExcluir
  7. Primo!!! Ri muito, mas muito mesmo só de imaginar vc dançando salsa!!!!! rsrsrs

    Muito legal a cidade feita de pedra...
    Pena que está acabando.. é uma delícia viajar com vc..

    E quando voltar (se sobrar um fds sem cuidar do sobrinho!) vem pra Jaraguá visitar nós!!!

    Bjus saudades

    ResponderExcluir
  8. Oi Jean! Aqui é a Luciana, são paulina, nos conhecemos em Éfesos... lembra? Resolvi procurar o seu blog e gostei muito, das fotos, dos comentários e das suas aventuras! Virou até professor de salsa? hahaha, legal! O Jonatas, Tiago e Alberto continuam a viagem, no momento estão no Egito (eles conseguiram!) e eu voltei para o Brasil! =( se não desistiram e se der tempo, eles ainda vão para a Capadócia, realmente um lugar incrível, acho que vão gostar muito! Bom "resto" de viagem, curta bastante!

    ResponderExcluir
  9. Jean,

    Aquela kombi-fusca amarela que você mostrou apareceu na edição desse mês da QUATRO RODAS... eu ia enviar pra eles, mas não deu tempo, hehehe...

    Abraço,

    George

    ResponderExcluir
  10. mostrei as fotos das cavernas pro pessoal do Italiano ontem, estavamos falando sobre a vida dos romanos dessa época.. eles adoraram as fotos
    muito linda as paisagens..
    Qdo voltar vai ensinar salsa..ehehe
    bjusss
    Se cuida
    Saudades
    PS: cuidado com o aborigine na Namibia..ahahaha

    ResponderExcluir
  11. Arnide, Aparecida e Lidia1 de março de 2011 às 09:20

    Boa tarde!!!
    Oi Jean!!!!!!Que saudades!!!
    Tia Arnide falando:
    Jean estamos com muita saudades de voce. Vem embora logo que nós queremos fazer aquela polenta com galinha ensopada e outras coisas gostosas pq voce tambem é gostoso...risos..
    Estou aguardando meu Indiano que prometesse pq me sinto muito sozinha....
    Tia Aparecida falando:
    Como é que é Jean? Voce prometeu que iria trazer um Japones com com um pistolin bem grant...kkkkkk Sabe o que que é Jean eu estou em Jejum a sete anos e qualquer coisa serve e para mim vai ser uma festa. Não consigo mais nem dormir.
    Tia Lidia falando:
    Olha Jean eu fiquei viúva a poucos dias mas ja comprei uma calcinha bem bonita para inalgurar com um gostosão que voce conseguir para mim. Estou aqui de prontidão emm Joinville na casa das minhas taradas irmãs esperando a próxima vitima...hehheheh
    Tudo isso é brincadeira.É para nos divertir um pouco.
    Com saudades das suas 3 tias mais queridas que voce tem.
    Muitos no coração e muitos abraços no teu rostinho lindo.
    Boa viagem e fique com Deus.
    XAU XAU XAUUUUUU
    Titias do teu coração

    ResponderExcluir
  12. Oi Primoooo, estamoss com saudadess, mas concerteza você tera muitass coisas pra contar! hahaha beijosss Marcia e Digo

    ResponderExcluir
  13. Jean, só fazendo sucesso nas baladas internacionais ein! heheh...

    Cara, que agonia essa cidade subterrânea de pedra... Pra quem tem um pouco de claustrofobia, esquece visitar um lugar assim. heheh..

    abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Jean:
    As tias estão todas alvoroçadas, porque eu falei que você teve de mudar o roteiro e que iria para a Namíbia, e lá tem uns negão bem dotados, hehehehe. Eles pediram pelo menos um, porque daí elas repartem, hehehehe.
    Pelo jeito show de bola esta região toda. Não lembrou do "saúde" que a gente ensinou na Espanha? kkkkkk.
    Valeu filho, agora estou me preparando para ser vovô, rs.
    bjs.

    ResponderExcluir
  15. AAAAAAAAAAAAAAALMIRKETING traz inteiramente grátis para você mais um ANÚNCIO que vai mexer com a concorrência:

    Trata-se da mais nova proteção para viagens à NAMÍBIA: o Cinto de Castidade Wireless!!!

    Com ele, você proteje-se dos namibenses que queiram, digamos assim, conhecer "mais a fundo" você!!!!

    Almirketing pensa em você...

    ResponderExcluir
  16. Ai ai ai...está chegando a hora de vir a Brasil oras bolas....
    Falta uma semana...oba!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. HEHHHEEHHEHHEHEHHEHHhheheheheheheheh
    uau auau auau!!!!!!!!!!! Que legal!!!! até que enfim.

    Contagem regressiva: faltam 7 dias para que esse aventureiro volte para casa e se junte a nós.....

    O quarto já está todo arrumado. Só esperando para ser bagunçado... pelo mochileiro louco e apaixonado por esse mundo malucado.....

    Estamos esperandoooooooooo

    Com muitas e muitas saudades

    Venha, venha, venha!!!!!

    Da família que te ama muito: Erondina, Salustiano, George, Dani e sobrinho(a).

    SUPER 5

    ResponderExcluir
  18. CARAAAAACA cara! Parece que tu chegou na Lua! :D
    Incrível demaisss, agora sou eu que tenho inveja de ri HEUHEU!!
    Na última semana consegui me atualizar com teus posts, tu não tem noção como eu ri com o teu banho sexy turco! UHEUHEUHEUHEUHUEHUEHUEHUEHU! Mas a parte boa são as experiências, né? (looking at the bright side HAHA!).
    Parabéééééns Tio e parabéns Dani e George! :D
    Um abraço e curte muito estes últimos dias por aí!

    Lorena

    ResponderExcluir
  19. oi quantas novidades hem quanto susseso voçe
    mereçe que saudades meu gato volta logo que deus te ilumine e siga os teus passos sua tia rita

    ResponderExcluir
  20. FALTAM 6 DIASSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  21. Oi Jean.... Hehe é Fui. A primeira.
    Eu também estou contando os dias para a sua volta.
    A nona e o nono estão Muito emocionados, com a vinda de um (a) neto (a) , não da bola não Jean . Bem estou ansiosa para conhecer a Namíbia.
    Beijos no coração.
    Nati

    ResponderExcluir
  22. FALTAM 4 DIAS....HEHEHHHEHHEH
    VOLTA JEAN QUE O BRASIL LHE ESPERA.

    ResponderExcluir
  23. FALTAM 3 DIASSSSSSSSSSSS....hehhehehhe

    ResponderExcluir
  24. Falta pouco, hein... Tamo te esperando!

    George

    ResponderExcluir
  25. Oi Jean, agora falta 1 dia, amanhã vc estará de volta a sua terra...hehehehehehe, o seu sobrinho ou sua sobrinha quer muito te conhecer...hehehehehe Beijos, e até amanhã.
    Dani.

    ResponderExcluir
  26. FALTAM 2 DIASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    VENHA! VENHA! VENHA!

    ResponderExcluir
  27. Robson seu titio querido10 de março de 2011 às 04:23

    Grande Jean seus dias de ferias e cultura estao acabando, mas a saudade de voce esta muito grande esperamos voce aqui de bracos abertos.
    Que voce tenha uma boa viagem de retorno.

    Um forte abraco.

    ResponderExcluir
  28. Amanhã perderei meu reinado de FILHO ÚNICO... voltaremos à vida normal, aaaaaaaaaaah.... mas pelo menos o Jean tá por aqui!

    George

    ResponderExcluir
  29. Lembrou das aulinhas de dança então? hahahaha
    Aposto que você pensou: "putz, devia ter feito aula de dança de salão que a Michele disse."

    Nunca imaginei que existia mesmo a cidade do Fred Flinstone. Deve ser muito legal andar pelas cidades subterrâneas.

    Estomos com saudadeees! Quando voltar vamos combinar algo (depois de já ter desocupado tua agente que vai estar cheia hehehe)

    Beeijos

    ResponderExcluir
  30. NEIDE FALA:
    Jeanzito de voltaaaaa!!! Êbaaaaa!!!
    Parabéns por uma pequena relação de coisas:
    1 - pela realização do seu sonho.
    2 - pela coragem de sair "sozinho" pelo mundo
    3 - Pelos posts maravilhosos nesse blog muito legal
    4 - Pelo(a) sobrinho(a) que tá pintando.
    Boa viagem de volta, querido Jean. Todos nós que tanto te amamos, estamos loucos pra te ver chegar.
    Quando puder, após o !ôba Ôba da chegada, me liga que eu tenho uma grande novidade também, ok?
    Beijão meu, da Aline e do Antonny
    Neide

    ResponderExcluir
  31. Genial o site! Peguei várias dicas aqui da Turquia! :))

    ResponderExcluir
  32. Oi Jean, eu estou morando na Turquia e queria saber se vc pode me passar o contato do Pierre (frances que trabalhava com exportação de tubos para o Brasil). Eu estou trabalhando aqui no msm ramo e seria legal conversar com alguem da area.

    meu emaıl é nataliappol@gmail.com

    ResponderExcluir