quinta-feira, 10 de março de 2011

O que tem na Namibia?

Por causa das rebelioes no Norte da Africa, tive novamente que abrir o mapa mundi e procurar um local na Africa que fosse seguro, nao necessitasse de visto para brasileiro e que fosse bacana.

Acho que uma das sensacoes mais assustadoras que se pode ter em uma viagem eh descobrir alguns dias antes do seu voo (poucos dias) que o pais que voce pretende visitar esta quase em guerra, e que voce precisa mudar para outro destino que, caramba, nunca esteve em seus planos de viagem.

E foi assim que, prestes a sair da Turquia, abri o mapa da Africa, consultei a companhia area, recebi a confirmacao do voo, e me mandei para a Namibia, a opcao que acabou sendo a mais viavel.
Se alguem me falasse 1 ano atras que eu estaria no ano seguinte na Namibia (e bem no carnaval!) eu iria rir desta pessoa.

A unica vez que havido ouvido falar da Namibia na minha vida foi quando li o excelente livro ``100 dias entre Ceu e Mar`` (sentiu a inspiracao para o nome do blog?).
Ali, o velejador Amyr Klink fez sua primeira grande aventura ao sair de Luderitz, uma cidade na costa da Namibia, e atravessar a remo (a remo, sem motor, e em um barquinho de poucos metros de comprimento!) todo o Oceano Atlantico, ate chegar ao Nordeste Brasileiro, com sucesso, em uma das grandes aventuras maritimas ja realizadas por um brasileiro (seu pequeno barco, se nao me engano, esta ate hoje exposto no Museu Maritimo, em Sao Francisco do Sul-SC)
Entao la estava eu, em pleno mes de marco, indo conhecer um pais que nao fazia a minima ideia de como seria, mas que iria ser um verdadeiro banho de agua fria sobre a ate entao errada imagem errada que eu tinha da Africa.



Windhoek, a capital da Namibia: 

 O que tem na Namibia?

Impressionante como temos uma visao errada da Africa.
Geralmente pensamos que o continente tem apenas pessoas pobres, cidades feias e paises em guerra.
Ledo engano.

Comparar a Namibia, por exemplo, com Angola (que fica logo ao lado), seria muito proximo de comparar o Haiti ao Brasil, ou, em uma comparacao mais exata, a Bolivia ao Chile.
Dois paises completamente diferentes, mesmo ocupando espacos fisicos proximos.

A Namibia, embora seja um dos paises mais despovoados do mundo (tem um territorio enorme com desertos e savanas, e apenas 2 milhoes de habitantes), consegue ser mais cara que a Turquia, por exemplo.
E sim, sua capital Windhoek tem excelente infra-estrutura, shoppings e mais Mercedes-Benz por metro quadrado do que qualquer cidade que ja vi no Brasil.

Primeiro colonizada pela Alemanha, e depois sendo controlada pelos sul-africanos, a Namibia somente ganhou independencia na decada de 90, sob a influencia do SWAPO, um partido que ate hoje continua no poder, de maneira democratica mas praticamente sem oposicao ou real liberdade de imprensa (um luxo! Acredite, liberdade de imprensa parece ser um luxo depois destes paises que visitei!)

Embora no papel isto seja negado, a influencia foi grande e o apartheid trazido pelos sul-africanos ainda resiste, embora ilegal. Mesmo com a populacao sendo em maioria negra, se torna raro ver um negro comandando um negocio aqui na Namibia, por exemplo. 
Normalmente, o que se ve eh que os negros trabalham e os brancos comandam , que os negros andam de transporte publico e os brancos em carroes. Uma triste realidade mascarada, mostrando que o apartheid acabou apenas no papel.

Abaixo seguem algumas fotos da minha estada na capital Windhoek, uma cidade relativamente segura, limpa, organizada e tao capitalista ou ocidental como o Brasil.

Tirar fotos com criancinhas na Africa eh uma coisa muito Angelina Jolie + Brad Pitt. Mas ah, os moleques eram simpaticos!
Uma capital bonita e relativamente segura, com apenas 450.000 habitantes. Lembra um pouco Joinville

Como muitos angolanos buscam trabalho na Namibia, fica facil encontrar placas e conversar em portugues
No Parlamento Namibiano, um pais ainda em desenvolvimento, Mercedes novinhas para cada politico. Aprenda como se faz, Jose Sarney!
No cruzamento da Rua Fidel Castro com a Avenida Mugabe (nome do ditador do Zimbabue), a igreja mais conhecida da cidade. Mas seria bem mais sadico (e divertido) se eles colocassem um Memorial a Democracia no local
Katutura eh o nome da periferia da capital. Significa ``O lugar onde NAO queremos estar``, ja que durante o apartheid os negros foram obrigados a se mover para este distante bairro
Normalmente, os namibianos comprar as carnes nestes pequenos mercados. A vaca eh trazida inteira e cortada e fatiada no local, na frente de todos
Quem quiser pode escolher o pedaco do animal na hora e pedir para fritarem no local
Como em TODOS os paises que fui, aqui eles tambem amam o Brasil. Esqueca o petroleo ou a agricultura: eh o turismo que ainda vai fazer nosso pais rico.


Etosha National Park - As savanas da Namibia

Da capital, peguei um tour para conhecer as savanas da Namibia, que ocupam praticamente todo o norte do pais. Desta regiao, o mais conhecido eh o Parque Nacional Etosha, onde uma boa quantidade de animais selvagens possibilita otimas fotos.
Fui na estacao chuvosa, o que impediu de ver alguns animais, como elefantes, por exemplo, mas ainda assim foi fantastico.
Seguem algumas fotos:


Para andar nas perigosas savanas africas, um caminhao 4x4 com vidros reforcados
Antes de comecar o safari, uma pausa em um bar com um cranio de elefante exposto
No comeco do safari, um ninho gigante
Eu que tirei as fotos, acredita? Nao teve nenhum japones dessa vez!
No primeiro dia, veja quem resolve atacar a comida do acampamento. Um chacal! Brinque com ele e corra o risco de perder um dedo.
No outro dia, viemos hienas, muitas hienas, um animal que se alimenta geralmente dos restos dos outros animais
Vai embora minha filha!
Eles chamam de springbooks, mas nao deixa de ser um viadinho com um nome mais viadinho ainda
Zeeeeeeeeebra! Animais simpaticos. A zebra eh branca com listra preta ou preta com listra branca?
Animal selvagem, mas nao lembro o nome... vai la, eh um Touro Africano. Nao deixa de ser...
``Love is in the air...``
Girafas!
Para finalizar o safari, tente adivinhar que esta escondido ali, a espreita. Um leao! Haviam tres, mas infelizmente estavamos contra o sol


Esta foi a primeira parte da minha viagem pela Namibia, um pais desconhecido para mim ha 2 semanas atras.
O proximo post sera o ultimo da viagem, quem diria!

E, como eh o ultimo post, eu precisava escolher um lugar especial para terminar uma viagem tao fantastica.
O lugar ja foi escolhido aqui na Namibia e estou nele agora mesmo 
Conto no proximo post para voces o desfecho da viagem e qual eh o local!

Um abraco!

12 comentários:

  1. PRIMEIRÃO!!!!

    Do último post!!!

    PRIMEIRÃO!!!



    George

    ResponderExcluir
  2. Você foi pro Parque Atosha? Com os africanos? Ixi... se deu mal... hehehe...

    Ei, tem pacote turístico pra Líbia agora, bem barato, 10 x 50 reais... pro Iraque também...

    Abraço

    George

    ResponderExcluir
  3. Oieeeee!

    Caraaaaa, demais tuas fotos! Porra tu disse que a estação não ajuda, imagina se ajudasse uehuehueh!
    Pior que agora eu me senti que nem aqueles europeus que pensam que só tem gente pelada e morena no Brasil UHEHEUHEUHU que fracasso! Muito bonita a cidade!
    Curte aí os últimos dias por nós :D !


    Abraço!

    Lorena

    ResponderExcluir
  4. Oi.......
    Caracas cada foto linda!!!!!!
    Ate amanha quando estaremos no aeroporto te esperando.
    BEijos
    MAenzona

    ResponderExcluir
  5. Ah.... acabando...

    Lindas as fotos tá ficando craque hein!!!

    Mto legal o parque...

    Beijus

    ResponderExcluir
  6. quase voltandoo..ebaaaa \o/
    a cidade é muito diferente do que imaginei e as fotos da savana são lindas..nossa que vista!
    aguardamos anciosos o último post da viagem.
    se cuida e boa viagem de volta
    bjss
    saudades

    ResponderExcluir
  7. {FRANciele}
    O Jean tá voltandoooooo =D
    Que linda as fotos tá aprendendo uhauhahuau
    A foto com as criancinhas não consegui parar de rir do comentário..só vc mesmo! E o fast churrasquinho deve ser dá hora...haha

    Besos muchacho y hasta luego!

    ResponderExcluir
  8. Oba!!!!!!!!acabou....ufa!......Ultimo dia..........
    Obrigada Senhor por dar tudo certo.
    Ate a noite
    Beijos
    mae

    ResponderExcluir
  9. Gostei da Mercedes africana hehehe...
    E analisando as fotos das zebras, posso afirmar que são zebras brancas com listras pretas!
    Mistério desvendado.

    Abraço, e bem vindo devolta ao Brasil :)

    ResponderExcluir
  10. poxa mi ajudou bastante na minha pesquisa

    ResponderExcluir
  11. Seu post ajudou bastante. Ja conheco bem a Africa do sul, penso neste mes conhecer Namibia, mas estava um pouco insegura...

    ResponderExcluir
  12. Acho que o animal que você não conseguiu identificar é um gnu. Fui 3 vezes à Europa, 1 vez aos EUA e em 3 países da América Latina. A África do Sul e Namíbia seriam países interessantes para visitar, até pela relativa proximidade e por serem regiões do sul da África com interesse. Sempre há um certo receio, principalmente pelas notícias de violência na África do Sul. Tenho uma quantidade boa de informações sobre estes 2 países, mas acho que a Namíbia talvez não tenha atrações suficientes para uma viagem.

    ResponderExcluir