sábado, 6 de novembro de 2010

Equipamento - A arte de levar só o necessário

Primeiro um aviso...
Antes de começar o post, um pessoal me relatou que não está conseguindo comentar no blog, porque precisa de uma conta no Google. Caso você não tenha uma conta no Google e queira comentar, vá no fim do Post, em "Comentários", e escolha a opção "Anônimo", ou "Nome/URL". Assim, você poderá comentar mesmo sem uma conta do Google.
Seu comentário é importante, então manda bala! Valeu


Agora o Post 
Equipamento - A Arte de levar só o necessário
Fazer um mochilão exige, necessariamente, carregar pouca coisa.
Isso significa que não, você não poderá levar uma série de malas com roupas, calçados e itens de todos os tipos na sua viagem por um simples motivo: você terá que carregar tudo em suas costas, e isto pesa.
Ou seja, se você quiser levar 15kg de bagagem ao invés de 7kg, por exemplo, toda vez que você se movimentar de uma cidade a outra, sua mochila o acompanhará, pesando em suas costas e podendo ser um verdadeiro fardo.
Imagine um caracol carregando sua "casa" nas costas, uma imensa concha com o triplo de seu tamanho, andando vagarosamente pelo chão de sua casa. 

Imaginou? Pois é, é justamente por isso que caracóis não são rápidos: porque carregam muito peso nas costas!
É justamente por isso que um mochileiro deve evitar ao máximo carregar itens desnecessários em sua mochila, até mesmo pela sua segurança. Se você estiver em um ônibus lotado no meio de uma cidade grande, fica muito mais fácil proteger sua mochila (e não esbarrar nos outros) tendo uma mochila razoável nas costas.

Nos sites especializados sobre o assunto, é comum viajantes bastante experientes comentarem que ficaram por meses e meses ao redor do planeta carregando pouquissimos quilos (frequentemente menos que 10). E também é bastante comum alguém que nunca fez um mochilão levar, na primeira vez, uma imensa mochila de 70 ou 80 litros durante toda a viagem, tendo imensas dificuldades de carregar e, talvez por isso, prometendo nunca mais fazer um mochilão em sua vida.

Por isso, a arte de levar só o necessário é algo que se aprende com o tempo, e que vai lhe ajudar muito em uma viagem. Com o tempo você descobre que carregando poucas coisas você aproveita muito mais o lugar, já que tem menos itens para cuidar/arrumar/limpar/carregar.
Vamos aos equipamentos essenciais em um mochilão, e que irei levar na viagem:

A mochila:
Aqui você tem a principal parte do seu equipamento.
É interessante porque você vai ver que, durante uma viagem dessas, ou você vai passar a adorar sua mochila e virar uma espécie de fã dela, ou vai odiá-la. É serio, pense bem, ela vai acompanhar você para todos os lugares, tanto nos momentos ruins quanto nos bons. Ela vai enfrentar frio, chuva, transportes terríveis, lugares perigosos e outras coisas mais com você. Ou seja, ela acaba se tornando quase um membro da sua família, de tanto que você se preocupa com ela.

Por isso, procure por uma marca boa, que tenha um sistema de refrigeração para as costas (uma espécie de tela por onde entra o ar), além de proteção para os ombros e bolso interno (para guardar documentos e itens importantes). São pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença quando você estiver em um local complicado.

Esta será minha mochila na viagem, uma Deuter 48 litros. Linda, não é?


















Outra coisa bacana em uma mochila é colocar alguma identificação que a torne única, primeiro porque fica mais fácil identificá-la em relação às outras (em alguns albergues elas ficam todas juntas), e segundo porque é bacana no sentido de criar identidade a ela (já falei, em um mochilão uma mochila é quase um ser vivo).
Um exemplo, e que vou fazer, é colocar uma pequena bandeira de seu país costurada em alguma parte da mochila. 

Isso porque ser brasileiro é algo ótimo no exterior, onde a maioria dos povos admira nosso país e, simplesmente por identificar a bandeira em sua mochila, já fica mais fácil criar uma amizade. (ser brasileiro é até status! Nosso povo é muito amado).

Por fim, outra dica interessante é, sempre que comprar uma mochila, procurar testá-la antes de fazer sua viagem, geralmente fazendo algum acampamento ou caminhada. Assim, você poderá fazer alguns ajustes que tornarão o ato de carregá-la muito mais fácil, como afrouxar nos ombros e apertar a mochila nos quadris, diminuindo o esforço e fazendo com que sua viagem fique bem menos penosa.

A mochila de ataque:
Considero a mochila de ataque uma das maiores sacadas em um mochilão. Fiz uma viagem de um mês há três anos atrás (meu primeiro mochilão), e levar uma mochila de ataque foi uma das melhores coisas que eu fiz.
Mas o que é isso, afinal?

Não é nada mais do que uma pequena mochila que você carrega dentro do seu mochilão (ou na frente do seu corpo, já que ela é pequena) e utiliza para visitar os locais que você está conhecendo.
Isso faz com que o seu mochilão seja usado apenas para se deslocar entre as cidades ou países, pois, chegando nestes locais, você o deixa na sua hospedagem (de uma maneira segura, claro), pega sua mochila de ataque e parte para conhecer o local que você vai ficar por 1, 10, ou sei lá quantos dias.

Ou seja, enquanto sua mochila grande, enorme e pesada está descansando na sua hospedagem, você coloca em sua mochila de ataque um casaco, um lanche, garrafinha de bebida, documentos importantes, dinheiro, e parte para conhecer o local.
Deu algum problema durante o dia? Esfriou ou esquentou? Ficou com sede? Tudo o que você precisa está com você, nesta pequena mochila. E assim que você precisar partir para outras cidade, aí sim você pega sua mochila grande e se movimenta. 

Mochila de Ataque
Outra boa sacada é que a mochila de ataque traz segurança à sua viagem, quer ver? Imagine que o seu mochilão, que ficou na hospedagem, é roubado. É claro que tem problema, porque suas roupas estavam lá dentro, e ele custou caro. 
Tudo bem, mas isso não acaba necessariamente com sua viagem, já que você tornou seu mochilão "dispensável.

Isso porque todos os seus principais documentos, seu dinheiro, seu cartão, seu passaporte estão com você, em sua pequena mochila de ataque, junto com um casaco reserva e um lanche. Ou seja, embora ser roubado é algo péssimo, você dificilmente vai passar fome, ou frio, ou ter seus documentos principais roubados.

"Mas e se eu estiver andando pela cidade e alguém me assaltar, levando minha mochila de ataque ao invés do mochilão?"

Bom, concordo que você tem um problema maior dessa vez.
Mas ainda assim, você pode pedir ajuda e voltar para sua hospedagem (ou ainda usar o dinheiro que ficou escondido em sua cartucheira). Voltando, você terá lá seu mochilão, onde dentro haverá uma pequena pastinha com TODAS as cópias de seus principais documentos, além de um cartão de crédito muito, mas muito bem escondido ali dentro.
Você continua com problemas, porque provavelmente vai ter que procurar a Embaixada e emitir novo passaporte, mas... ainda sim, novamente, dificilmente vai morrer de fome, frio ou ficar sem dinheiro.
É ruim, mas ainda assim é relativamente seguro.

O saco de dormir
Antigamente os sacos de dormir eram imensos, já que este item não deixa de ser uma cama onde o viajante deita e dorme em lugares onde não há um lugar confortável para isso.
Atualmente, os sacos de dormir são minúsculos, mas se abertos conseguem fazer caber um cidadão de quase 2 metros com relativa tranquilidade.
Se você tem conforto dormindo em um?

Bem... não, mas se você quiser conforto vá para um hotel oras! 
O saco de dormir quebra um galho, mas ainda assim não é lá muito confortável, a menos que você durma em algum sofá e o utilize para cobrir o corpo.
Ele serve mais para situações de emergências, onde o local que você encontrou para dormir não é muito higiênico, ou é frio e não há cobertas, ou ainda (esta opção é mais drástica), simplesmente NÃO há local para dormir na cidade.



É neste saco de dormir feito com penas de ganso e tecido egípcio que passarei várias noites com muito conforto


Além disso, os sacos de dormir servem como um quebra-galho em casos onde o local que você vai dormir não é muito higiênico (serve como uma espécie de lençol).
Por fim, o caso de dormir ainda ajuda como coberta, se você estiver em uma cidade que seja muito fria e o albergue, por exemplo, não disponibilize muitas cobertas.


O que mais vou levar:
Além dos equipamentos acima, estou agora mesmo com todo o material espalhado em cima da cama, escolhendo o que vai e o que não vai. Geralmente as coisas "não vão", porque o espaço na mochila é pequeno.
Mas a principio, vou levar:

Um par de botas Salomon - Marca excelente para caminhadas. Recomendo já amaciar o calçado, e levar um de cor preto. Afinal, sempre está na moda! (que nada, é porque esconde a sujeira mesmo)

Um chinelo - Para tomar banho e mesmo relaxar o pé durante a viagem. - Recomendo Havaianas. Representam bem o Brasil, são leves e dobráveis. Cabem bem na mochila.

4 Camisetas curtas - Não leve roupas brancas de jeito nenhum, por motivos óbvios. Procure cores como vermelho, amarelo, verde ou cinza. Também pegue tecidos que não amassam, e que sejam confortáveis. Leve também uma camiseta do Brasil para fazer amizades!
 "Brasil? Ronaldo? Kaka?" 
Aí você responde"Yes!"
 Pronto, já conheceu alguém.

3 blusas Solo manga comprida - São leves e esquentam muito. Aguentam bem o frio e, no calor, não abafam. Fáceis de lavar e não ficam amassadas. Essa marca é especializada em aventuras e suas roupas duram anos. Vale a pena investir.

4 calças-bermuda - Aquelas calças que se transformam em bermuda, super fashion (ou não). Procure por aquelas que tem bolsos com zíper. Evitam que você seja furtado em um local de muito movimento.

Sacola impermeável - Para colocar seus equipamentos eletrônicos dentro. Mesmo a mochila sendo impermeável, um toró pode molhar algumas coisas dentro. Com uma sacola dessas, ao menos seus documentos e  eletrônicos ficam protegidos.

1 jaqueta impermeável para altas temperaturas. - De preferência para uma que aguente a até 0 graus, inclusive. A minha é laranja, daquelas que mesmo perdido no meio dos Himalayas, provavelmente alguma equipe de resgate pode me identificar. Tem proteção para o pescoço também, e capuz, já que no frio proteger a cabeça, além das mãos e dos pés, vale mais do que mil casacos.

5 cuecas - Pensei em levar 4, mas após muita dúvida e estudo, achei melhor, por questões de segurança, levar 5. Pode parecer piada, mas procure levar cuecas do tipo samba-canção. Dão menos problemas de assaduras e tudo mais 
(viu? Este blog também é cultura!)

5 pares de meia (de preferência de trekking, que não suam tanto e não fedem tanto.

Toalha impermeável - É menor e não tão felpuda como as toalhas tradicionais, mas seca muito, mas muito rápido. Se é confortável? Bom, parece que você está se secando com um saco plástico.

Necessáire - Com escova de dentes, equipamentos de higiene, remédios, etc.

Máquina fotográfica -Uma boa, mas aqui também é importante que seja dispensável. Ou seja, se alguém roubar sua máquina, tenha em mente que a maioria de suas fotos devem estar guardadas em cartões de memória (em outro lugar de sua mochila), bem como que suas fotos já devem estar postadas na internet (durante a viagem, através de lan-houses) Isso evita que você perca suas fotos.

Celular: - Serve como despertador, máquina fotográfica reserva, MP3 Player, gravador de voz para entrevistas, Rádio, para mandar mensagens para a família, e para acessar Internet Wi-Fi. Um quebra-galho danado.

É isto, são estes os equipamentos principais que vou levar na viagem.Você já fez um viagem longa? Recomenda levar algum equipamento indispensável? Comente aqui no blog!

A viagem começa dia 27 de novembro, cada vez mais perto!
Um abraço!

5 comentários:

  1. Caracol?
    Que comparação magnífica, meu irmão...
    Você é um gênio!
    Deve ser de família, hehehe...

    Suerte!!!!


    George

    ResponderExcluir
  2. Oi Jean!!

    Finalmente tirei um tempinho para me dedicar à leitura do teu blog. Ótimo ótimo e ótimo cara, tu leva jeito para escrever, até imagino tu explicando ao vivo, eu ri muito UHEUHEUHEUHUEH!! :)
    Fico muuuuuuuito feliz de tu ter decidido ir viajar, pode ter certeza que tu vai voltar com outra cabeça e siim estou com inveja branca HAHA mas mandando good vibrations pra ti. Pode ter certeza que vou passar mas vezes por aqui para acompanhar auheuheu!
    Eu tenho alguma sugestões (se me permite, hehe! eu não vi escrito ali em cima, e como sei que tu é esquecido... HAHA!):

    1-) Leva um varalzinho para mochileiros! Eu e o Albano temos dois, podemos te emprestar um sem problemas! Ele é extremamente prático, não precisa de grampos e vem com ventosas e ganchos nas pontas (tu pode grudar na janela ou ainda prender no beliche da cama :D ) Tu vai usar na certa, ajudou muito a gente!
    2-) Cara, tenta achar para a mochila de ataque uma bem fininha, que vire um quadrado pequenininho para tu guardar na mochilona depois. A gente comprou uma neste estilo quando estávamos viajando, ela é impermeável e ocupava um espaço mínimo na mochila!
    3-) Conversor de plug de tomada universal (indispensável!)
    4-) Pequena lanterna e plug para pia de banheiro (é melhor para quando for lavar a roupa!)

    Eu acho que era isso, se lembrar de mais alguma coisa eu te aviso. E quando vamos nos encontrar de novo pra tomar um suco de uva? :D

    Abraço!

    Lorena

    ResponderExcluir
  3. GEORGE: Sempre né, genialidade é de família! Tendência a calvície também! eheheheh abração irmão!
    LORENA: Faaaala Lorena! Vou seguir tuas dicas sim, com certeza, valeu! Sabe que vc e o Albano são parte da minha inspiração ne, fizeram uma viagem muito doida! Quem sabe daqui a alguns anos a gente não vai estar fazendo expedições de carro por aí? auuhahauhauhua
    Sobre o suco de uva, já te mandei por orkut o esquema (vamos encher a cara, vai faltar uva na cidade!!!) auhahuhau Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Jean. Parabéns pela subida ao monte. Deve ser fantástico. As vezes a gente precisa de um empurrãozinho para seguir em frente. adorei as suas novas aventuras.
    beijos
    Nati e Robson

    ResponderExcluir
  5. hahahahahaha Jean. Não li td sobre mochila aq, tô na correria e encontrei o seu o blog. Tô indo fazer uma viagem tb. E uma das minhas maiores preocupações é a mocjila e o q levar! hahahaha
    e achei q vc disse td qo falou q ser brasileiro é status! rsrs acho q vou colocar minha bandeirinha tb....
    p.s. vou copiar o seu aviso depois, dos posts... As pessoas tão reclamando no meu blog e não sabia disso. posso? comecei a postar agora... q q coisa me visita lá http://rwt-rasgaworldtrip.blogspot.com/. tá chato ainda. mas vai melhorar hahahah
    bjs

    ResponderExcluir