sábado, 2 de outubro de 2010

O Sonho, a Ideia e o Roteiro - Projeto Volta ao Mundo em 100 dias

Olá, meu nome é Jean Souza e nos próximos meses pretendo atualizar este blog com relatos da minha viagem de volta ao mundo. Vou contar agora como tudo começou, no melhor espírito "Filme de Sessão da Tarde".















O Sonho:

Tudo começou com um sonho antigo de se formar na faculdade e ficar alguns meses viajando pelo mundo, de mochilão.
Ao invés de ter um abajur do lado da cama, eu tenho um globo, daqueles que você gira e diz "Uauuu, eu ainda quero ir nesse lugar". Então, eu sempre tive o sonho de fazer uma viagem para o Sudeste Asiático, naquela região que envolve Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.
E tinha este plano: acabar a faculdade, colocar a mochila e me mandar para estes lugares, primeiro porque são baratos, segundo porque são próprios para se fazer um mochilão, e terceiro porque concentram, num pequeno espaço de terra, uma infinidade de coisas bacanas para ver e fazer (como comer espetinho de gafanhoto e escorpião).

A Ideia:

E foi aí que, lendo o relato de viajantes ao redor do planeta, vi que muitos deles ficavam meses e meses fora mochilando com um tipo de especial de passagem de avião, um tipo não muito conhecido por nós brasileiros, mas que é barata e compensadora, ideal para usar numa viagem longa.

Sâo as passagem RTW (Round the World Ticket), onde você compra uma passagem única e escolhe os trechos para fazer uma volta ao mundo. Nelas, você faz uma simulação pela internet, escolhe seus trechos, e paga por eles antecipadamente, mas num "pacote", que é justamente essa passagem RTW.
O custo da passagem total acaba ficando muito, mas muito mais barato do que se você comprasse trecho por trecho, mas você precisa seguir alguns pré-requisitos, como sempre voar de leste para oeste, não atravessar o Oceano Pacífico mais de uma vez, e ter até um ano para gastar os trechos da viagem.
Isso mesmo, você pode, a um baixo custo, ficar até um ano viajando ao redor do planeta, fazendo uma volta na Terra, não é muito massa?
A grande sacada é que quem vende estas passagens são os conglomerados de companhias aéreas, e não as companhias propriamente ditas. Isso significa que no site da TAM você vai ter dificuldades, meu amigo, de comprar uma passagem RTW. Mas já no site da Star Alliance (aháa!!) você encontra, e pode até brincar de fazer simulações sobre sua viagem, antes de comprar sua passagem.
Entre no site da Star Alliance e consulte! Oferecemos taxas especiais a você!  http://www.staralliance.com/pt/fares/round-the-world-fare/
(não, eles não estão me patrocinando)
Também existem outros conglomerados que vendem esta passagem, como a One World, mas a da Star Alliance costuma ser melhor, pois tem mais opções de aeroportos e lugares e permite uma viagem mais flexível, inclusive com a possibilidade de mudar as datas dos próximos trechos da viagem sem pagar nenhuma multa (você só paga multa se mudar o DESTINO do próximo trecho, mas não a data).


"Teeeerraaaaa, Planeeeeta Áaaaagua!"

















Após descobrir esta passagem fantástica, meu instinto mochileiro-que-quer-pagar-pouco me obrigou a imediatamente voltar para a cama, girar o globo na cômoda do lado e, numa cena típica dos filmes de aventura com uma enorme quantidade de clichês, falar:
"Caramba Jean, mas porque não fazer uma Volta ao Mundo?"

O Roteiro:

E daí surgiu o Projeto 100 dias pelo Mundo, que vou relatar aqui neste blog antes, durante e depois da viagem.
Mas porque 100 dias, porque não 7, 50, ou 352, você pode estar perguntando.

Bom, vários motivos. Primeiro porque 100 dias são três meses e pouco, o tempo possível para ficar longe do trabalho, ainda mais durante o verão. Segundo porque já vi vários caras fazerem uma volta ao mundo em 3 dias (com avião, sei lá), de 30 dias (de barco, por exemplo), e até de 80 dias (no livro fantástico chamado A Volta ao Mundo em 80 dias, do Julio Verne), mas nunca vi em 100 dias!

E como 100 é um número legal pra caramba (fala sério, cheio de zeros, redondo), resolvi fazer em 100!
Eu sei que no livro do Julio Verne o cara fez em 80, mas ah, ele só queria chegar logo, não curtiu muito os lugares! Eu pretendo conhecer bem a cultura local, ficando principalmente em casas de pessoas que vivem no país ou albergues (também pelo aspecto pão-durista típico de mochileiros-pouca-grana).

Sobre o roteiro que vou fazer nesses 100 dias, inicialmente a viagem será da seguinte maneira (conforme consta no meu bilhete bonito RTW que agora estou olhando).

27/11 - data da partida! Coloco a mochila nas costas e me mando - Chegada na Nova Zelândia

15/12 - Saída da linda, perfeitinha e certinha Nova Zelândia para a Tailândia! Aqui o bicho pega, acaba a parte "fácil" da viagem. Pretendo conhecer Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.

12/01 - Após conhecer Tailândia e afins (e comer escorpião no espeto), a viagem segue para India, onde quero conhecer todo o Norte, assim como o Nepal. Dizem que esse país é para amar ou odiar. Talvez aqui seja a parte mais desafiadora da viagem. (por causa de assaltos, má higiene dos locais, etc).

08/02 - Saio da Ásia e vou para a África! Chego no Egito, mais especificamente no Cairo. Dali, aproveito e conheço também a Jordânia e Israel. Todos lugares tranquilos, com povos amáveis e amigos, que te abraçam e acolhem com beijos e abraços.

01/03 - Depois de Egito e Oriente Médio, me mando para a parte final da viagem, o Marrocos, do outro lado da África! Lá, pretendo conhecer o Saara e cidades incríveis.

Depois, saída do Marrocos e chegada ao Brasil! Uhullll!!! Com uma volta completa no globo!

Muita gente quis saber se sou eu nessa foto mesmo. Ahh, fica no mistério!
















Bom, este é o roteiro inicial da viagem de Volta ao Mundo. Dá certinho uma volta no Planeta, pode conferir.

Então, basicamente, os países serão
 Nova Zelândia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Índia, Nepal, Egito, Jordânia, Israel e Marrocos.

Como você pode ver, lugares tranquilos, que sua mãe sempre recomendou a você viajar, especialmente sozinho.
Também dá pra perceber que, com exceção da Nova Zelândia, os outros lugares são países considerados pobres, com baixo IDH, e/ou pouco recomendáveis para se viajar, digamos assim.
E porque escolhi esses lugares?
Ora, vários motivos.
1 - Preço - Sim, pois é, é um mochilão, bancado pela minha suada poupança, então em 1 dia na bela e bonita Europa, meu amigo, você consegue ficar 5 na Tailândia, comendo melhor e ficando em albergues melhores.
Ou seja, para uma viagem longa com esta, viajar por países ricos e caros é impensável, além de meio chato, já que você pode visitar países de primeiro mundo até com 80 anos, mas tem que ser muito, mas muito porreta, para ir para a Índia ou Jordânia com essa idade.
2 - Experiências - Fica uma coisa meio estranha dizer "Estou buscando novas experiências", mas é a mais pura verdade. Viajar para a Europa, ou EUA, pode ser muito bacana e bonito, mas convenhamos, é o típico estilo de vida ocidental. Ganhar dinheiro, curtir a vida, pagar pelas coisas, igrejas cristãs, carros e a moral ocidental. Agora, imagine você viajando pela Índia, onde existem tantos países dentro de um só, com tantos modos de viver.. imagine que bacana. Então, eu espero que seja assim mesmo, ver coisas que minha mente lustrada nunca imaginou que existiam. E é por isso que vou para esses países exóticos, para ter experiências de vida únicas.
3- Fase da vida - Cara, imagina você com dois filhos pequenos e uma esposa linda e maravilhosa, toda arrumada ao seu lado. Se você perguntar onde eles querem passar as férias, se é no Vietnã ou na Disney, se é no Nepal ou em Florianópolis, o que você acha que eles vão responder? Pois é, talvez viajar por esses países mais loucos seja algo que eu possa fazer agora... mas depois... só se tiver a sorte de casar com uma mochileira, porque senão vai ser dificil.

Ainda quanto ao roteiro, alguém pode perguntar: mas porque a Nova Zelândia de país rico nesse roteiro?
Ah po, ninguém é de ferro ne. Vai ser o primeiro país que eu vou, e eu preciso me acostumar antes de enfrentar as "pedreiras" que vão ser os próximos. Além disso, fica na Oceania, e eu sempre quis conhecer esse continente. Taí um lugar que você estuda pouco na escola, mas que sempre ouve falar coisas bacanas (tipo bichos exóticos, que eles jogam rúgbi, que lá todos ganham bem e curtem a vida, etc). Além disso, dizem que as melhores paisagens do mundo estão lá, então eu realmente preciso conhecer esse lugar.

Bom, aqui está o primeiro post do projeto 100 dias pelo Mundo. Cheio de informações técnicas da viagem, mas é preciso que o primeiro seja assim ne, pra todo mundo entender do que se trata e quais são os planos.

Eu espero que você me acompanhe nessa aventura! Seja comentando, lendo ou viajando também, que é uma das melhores escolas da vida.
Até o próximo post, valeu!

49 comentários:

  1. É isso ai moleque, realizando o teu sonho, bola pra frente garoto, estarei aqui torcendo por você, esta indo sozinho pois teve um bagua que não pode ir com você....mas quem sabe a próxima. Garoto boa sorte estarei aqui sempre te apoiando.
    OBS: LEMBRE-SE SEMPRE HAVERÁ UM TURISTA OTÁRIO PARA PAGAR

    Abraços e BEIJOS
    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Tem doido pra tudo né o mundiça.
    Boa sorte aí.
    Braceta

    ResponderExcluir
  3. Aventureiro e tanto...quem sabe um dia tenho a coragem de fazer umas coisas dessas(nada de frescura kkk)...vontade no falta hehe
    boa sorte...e muita curtição...e
    claro bom apetite com seus espetinhos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Vai lá! Representa a turma do Mortal Kombat! HAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  5. Poo cara, que doideira ein..
    Boa sorte nessa viajem... vou acompanhar essa aventura por aqui. um abraço!!

    ResponderExcluir
  6. ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!

    vamos te acompanhar por aqui!!!!
    se cuida eim!

    beijão

    ResponderExcluir
  7. da hora meesmo hein!
    vai voltar com muito mais bagagem, história pra contar! hehe
    divirta-se!!

    beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Algadooo boa viajem...
    Se divirtaaa....
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Uauuu! Muito legall!
    Traz um presentinho huehuheuheu

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana!

    Estaremos todos aqui torcendo por vc e se aventurando junto, lendo seus post's

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. FELIPE:Valeu garoto, vai ser uma baita viagem! Você vai fazer falta!
    LUIZNR: Doidera é não ir! Valeu pela força
    STE: Você não é fresca, só um pouquinho! hauuhahau torce por mim, beijoooo
    RODRIGO: Turma do MOrtal Kombat? Não lembro disso, o que que era?
    FABIO: Valeu cara, abração!!!
    NAYARA: Valeu Nay! Com certeza vou rir pacas com os comentários de vcs!
    GIULYA: Quero ver a tua viagem hein!ahhauuhahu
    MARIANA: Péee de barro, paranaense mais querida! Manda um beijão pra sua mãe tb!
    JULIANA: Juu, qual ju, a linhares?
    FILIPI: Valeu cara, fico feliz! Abração pra toda a familia
    DINA: Valeu gatíssima! Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Bah, esse é o meu guri!
    Manda bala, cara... faça tudo o que te der na telha, sempre com responsabilidade.
    Essa é a tua vida, teu estilo, teu sonho. Corre atrás. Ninguém pode te impedir se você realmente quiser.
    A vida é feita de MOMENTOS... aproveite intensamente esta viagem.
    Por aqui, seguramos as pontas, não esquenta.

    Um grande abraço,

    George (e Daniela)

    ResponderExcluir
  13. Jeannnn
    " Ahhhhh muleque" Parabéns pelo super projeto! Tem tudo a ver contingo mesmo!
    Estamos todos indo com você na mochila ;)
    E quando você voltar, vai ter tanto mas tanto assunto pra contar... que vamos passar horas tagarelando..uhahuahuahahauahaahau
    Besos muchacho! E desde já Boa viagem!

    ResponderExcluir
  14. Show de bolhas!

    Mochila nas costas, pouca grana, cara de pau e muita vontade de conhecer!

    The luck of the irish for you and keep us up to date, please.

    Anonymous_24

    ResponderExcluir
  15. Jean! Agora eu sei o que você mentalizava quando pensava nos objetivos. Conheço um professor, DeRose, que sempre comenta..."viajar é um sádhana"...ou seja, viajar é um exelente caminho de autoconhecimento. Boa viajem, da pele para fora e também da pele para dentro. P/S.: coitados dos gafanhotos...ehehhe

    ResponderExcluir
  16. Nooossa, que lindo esse blog.. quem fez? Deve ter sido uma pessoa que gosta muito de ti eihmm? hauhauauhua
    Boa sorte nessa tua viagem, querido! Um dia vou numa dessa tambem hehehe
    Vamos ficar torcendo por você aqui...
    Te adooro
    beijos, Michele!

    p.s.: haha, eu sei o segredo da foto do mochileiro :x

    ResponderExcluir
  17. Vamos acompanhar suas aventuras por aqui Jean. Lá na Índia, coma umas samosas por mim.
    Abração!

    ResponderExcluir
  18. vai la Jean, é isso ai" viver a vida"!!!
    Muita saúde e aveturas boas!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi meu gatinho lindo!!!!Miauuuuuuu
    Muitos beijos no coração.
    Namastê
    Mami

    ResponderExcluir
  20. praia@souzapostai.com.br9 de novembro de 2010 às 10:28

    Oiiii
    Está chegando a horaaaaaaaaaaaaa
    O coração já bate mais forte. Tudo isso faz parte.
    Mantenha-se firme.
    Mami

    ResponderExcluir
  21. Contagem regressiva: 10 dias!!!

    George

    ResponderExcluir
  22. FRANCIELE: Pelo "muchacho" deve ser a Fran! Obrigado amigaça, um beijão!
    ANONYMOUS 24: Fala Albano, só podia ser vc ne cara (primeiro o Irish, depois o 24). Um abração, obrigado cara
    HELTON: Com certeza, muito do que vou usar na viagem aprendi com vocês! Abração!
    MICHELE: Claro, e tem muito bom gosto, porque se eu fosse fazer o layout... hahahaa valeu Mii, beijão!
    GUSTAVO: Valeu Gustavo! Pode deixar, e vou seguir suas recomendações também (levar água, papel higiênico, etc...hahaha) Obrigado pelas dicas!
    MONICA: Valeu monica, abraço para toda a família!
    DINA: Pode deixar, vou me cuidar. Beijaaaaao

    ResponderExcluir
  23. Vai Cunha, curta esta aventura intensamente, pois são poucos que tem esta coragem, e você é um deles.
    Beijão.
    Sua Cunhadex.
    Dani (e George)

    ResponderExcluir
  24. e isso ai garoto, vou te seguir pelo meu note book
    muita sorte, muita aventura, muitaa e novas amizades, e e claro muitas saudades de todos que ficaram torcento por voce. ha se eu voce levaria na sua( muchila de ataque) um esprei de pimenta, nunca se sabe quem voce pode encontrar no caminho, principalmente arabe kkkkk I'm just kittimg. divirtase ok um abracao

    ResponderExcluir
  25. Oi e o anonimo do just kitting
    Tania USA kkkkkkk
    SSSSSSSSSSSSSSUPER 5 p/ voce

    ResponderExcluir
  26. Meu Deussssssssssssss tenho um primo MALUCOOOOOO, porém massa, nossa que filé ennnn, manda ve estou aqui toecendo muito por vc, vai com Deus e todos anjinhos. Toma cuidado ennnnnn...... bjs.

    Gláucia Postai

    ResponderExcluir
  27. Hola Jean!
    Tá chegando o grande dia, contagem regressiva...
    =D Uma ótima viagem, se cuida muchacho!

    Bjos Fran

    ResponderExcluir
  28. DANI: Valeu cunha, obrigado!
    TANIA USA: Ooooo Tania, que massa vc comentando aqui! Knife pra ti! ehehehhehe Pode deixar que vou levar spray sim, se incomodar já taco na cara! E vou cuidar com os árabes sim auhahuauhahu
    Um beijoooo
    GLAUCIA: Maluco nada, vai ser muito doido! Beijoo
    FRAN: Gracias muchacha! Ficou faltando a sua gravação no celular, e da Francine. Ora não ir... não não...

    ResponderExcluir
  29. Valeu Filhão:
    Eu não sabia que você era tão porreta.
    Nem imaginava que aquele pirralhinho que atormentava o mano fosse fazer uma aventura destas.
    Logo você que sempre perguntava no carro: - Falta muito pai...?
    Você não imagina o quanto eu gostaria de ir contigo, conhecer estes lugares fantásticos e fazer uma aventura deste tamanho. O Caminho de Santiago para nós foi fichinha, hem?
    Filho, nós vamos sentir muito tua falta, mas sabemos que Deus vai estar contigo sempre.
    Aproveite ao máximo cada minuto, cada segundo, pois a vida é um bem precioso demais.
    Estamos torcendo por você.
    Beijão.
    Assinado: O primeiro homem de sua vida (e espero que seja o único, hehehehe)

    ResponderExcluir
  30. Dina disse...
    "Um dia eu sai de casa e minha Mãe disse: - filho vem cá.
    Passou as mãos nos meus cabelos(careca)......."hehehehheh.....
    (...)
    Cara você é o cara!!!!!! Tais realizando meu sonho e tenho certeza que o sonho de muitos.
    Vá..... e traga para nós as peculiaridades do que existe de mais belo na face da terra "O Ser Humano".
    Namastê
    Super 5
    Primeira mulher na sua vida.

    25 de novembro de 2010 03:09

    ResponderExcluir
  31. Gurizão...
    Para você e para essa galera toda de torcedores: Vejam o link...

    http://www.youtube.com/watch?v=KAUWo82wf-g&feature=youtube_gdata

    se não abrir, basta um ctrl+C e um ctrl+V no html que tudo dá certo.
    - eh issho aih brodha.
    ahh, I (ai, de Yo) toh maluccc...
    Continuo Anônimus...

    ResponderExcluir
  32. Deu certo?

    http://www.youtube.com/watch?v=KAUWo82wf-g&feature=youtube_gdata

    ResponderExcluir
  33. Putz , deu certo coisa nenhuma.
    Seguinte: Seleciona tudo abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=KAUWo82wf-g&feature=youtube_gdata

    Depois dá um Ctrl+C (copia tudo)
    Depois vá numa página da internet e cola lá em cima.
    e dá enter.
    Deve entrar no Youtube. Ai vc assiste o vídeo.
    Se não der certo...
    Calma tamo pensando o que fazer...
    Então faz o seguinte:
    liga para o 0800 do Youtube e pede para eles liberarem a página.
    Putz o meu uísque derramou em cima do teclado,
    Liga de novo pro 0800
    Ah, sei lá
    Me dá outro uísque.
    assim fica difícil né meu...
    Olha, se não conseguiu assistir o vídeo aqui vai a solução:
    Põe no canal 5, assiste o Jornal Nacional.
    Ei, cadê meu uísque...
    Ainda bem que sou alcóolatra anôlimo.
    Putz, Anônimo...

    ResponderExcluir
  34. Po...seu bebafo... vai durmir
    Hein escrivi erado. seu bebado...hein devolve meu uisque seu anonimo
    putzzzz deramou uisque nu tecrado...

    ResponderExcluir
  35. Vai firme muleque. Tamo torcendo...

    ResponderExcluir
  36. Oi, eu de novo Tania,amei a mensagem que a tua mae mandou p/ min, das viagem que fizemos juntos,chorei,(ha aprendi a chorar, nao e moravilhoso, pois eu so ri a tempo todo, ate quando esta triste)que pesteira voce tem que soltar os seus sentimentos noa importa qual seja
    e agora nesse momento estou feliz por voce estar realizando um sonho,que voce volte com mais brilho nos olhos e com o rosto mais eluminado ainda alguem ja te disse que voce tem muita luz, olhos com muito brilho e um sorriso iluminado,pois e voce e assim garoto de sorte kkk boa viagem de vejo no Brazil pois vou estar la ano que vem um beijao

    ResponderExcluir
  37. Meu sobrinho querido por onde andas?
    Já pulou de paraquedas, Bungee Jump, quero ver a sua foto em queda livre para me dar coragem de fazer estas duas aventuras.
    Estou com saudades guri, aproveite e estaremos acompanho seu blog.

    Um beijo no coração do seu titio querido Robson Guerreiro do Monte Crista Ilhado.

    ResponderExcluir
  38. Quando voltares vamos escalar o Monte Crista de Novo.

    ResponderExcluir
  39. Oi meu lindo, tudo bem?
    Fez boa viagem?
    Curta bastante, esses dias...aproveite bem a viagem.
    estou torcendo por vc.
    beijos
    Nati

    ResponderExcluir
  40. MARIO: Irmao do Locha?
    ANONIMO BEBADO: O pior eh que eh da familia... hauhauhauhua
    NATI E ROBSON: Pode deixar, vou aprontar alguma aventura maluca por aqui. Esta tudo otimo!

    ResponderExcluir
  41. É ISSO AI PRIMO, SE CUIDA PRA LA, E JA TE ADIANTO QUE AQUI TODOS ESTAO TORÇENDO POR VC, POR SEU SONHO E POR SUA FELICIDADE... TRAGO VC NO CORAÇÃO SEMPRE MEU SUPER AMIGO, PRIMO QUE EU AMO! BEIJOSS NO CORAÇÃO E NA CARECA HEHEHE

    UM GRANDE ABRAÇO DO SILVIO TBEM HHEHEHE
    QUER DIZER DO DIGO HEHEHE
    BEIJOSSS DA MARCIA

    ResponderExcluir
  42. Oi Jean tudo bem?Estamos saudades que tal uma polenta com galinha caipira (claro que quem falou isso foi a tua tia)ela quer mandar uma via sedex se receber manda um email kkkk.Hei é pra trazer um indiano pra tua tia sem cabelo e a Cida quer um japonês com o salário bem pequeno.Se cuida beijos de todos nós. Fica Com Deus.

    ResponderExcluir
  43. Que tiaaa??????Qual delas?

    ResponderExcluir
  44. Jeeeean, noossa que leegal priimo..
    adooorei o blog !
    paarabéns poor realizar esse sonho tão maluco e tão raadical .. kkkk
    tu sabe que a tua prima preferida aqui te ama muito e deseja tudo de melhor pra voocê !

    Beeeijão . Fraaaan '

    ResponderExcluir
  45. Tia Arnide né? Po!!! Te criei né!! Risosssssssssss
    heheehheheehe

    ResponderExcluir
  46. Fala Jean, sou o Renato que tu conheceu no hostel de queenstown, estou indo pra Phuket na Tailandia, me adiciona no facebook Renato Simões ou me manda um e-mnail vamos ver se nos encontramos por ai renatocamoes@gmail.com

    grande abraço, Boa viagem
    Renato

    ResponderExcluir
  47. jeanzitoooooooooo!!!!!!!E ai como esta a sua volta ao mundo????ve se posta algumas fotos ai pra gente ver né!!!!Só vi as do jornal, pk sabe que agora vc é uma pessoa pop, e quando voltar vou querer um autógrafo viu...hehehehe!!!Saudades amigão, se cuida por ai e aproveita bastante tá???!!!Beijãooooo

    ResponderExcluir
  48. valeu irmão muita paz nessa trip
    mas diz ai quanto vc juntou para
    faser esse trampo e qual seria o
    valor dessa passagem ai RTW

    vlw paz

    ResponderExcluir